Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A ESCOLA PÚBLICA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ESTUDANTES ORIUNDOS DAS CAMADAS POPULARES.

Autor(es):
LIMA, MÔNICA NASCIMENTO DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Este estudo teve por objetivo refletir sobre o papel da escola pública de educação
básica e a sua relação para a construção da identidade dos educandos oriundos das
camadas populares. A abordagem metodológica é de tipo qualitativo. Tomou-se
como base a pesquisa documental. Dentre os recursos utilizados na investigação
constam: a consulta em literatura especializada a fim de assegurar credibilidade às
considerações apresentadas sobre identidade e escola; análise documental da
legislação pertinente à educação básica, tendo como foco o ensino fundamental I,
com o propósito de verificar as orientações referentes à relação entre as práticas
escolares e a identidade cultural dos estudantes. Através da produção desse estudo,
observa-se que a realidade da educação pública no Brasil, ao que concerne a
identidade cultural dos estudantes pertencentes às camadas populares, precisa ser
mais bem direcionada a fim de contribuir para a valorização das manifestações
individuais e coletivas construídas por estes sujeitos. Neste sentido os fatores que
cooperam para isto podem incidir a partir dos seguintes aspectos: a) articulação do
poder público para a garantia do cumprimento do regimento oficial na gestão de
recursos para disponibilizar materiais didáticos e melhor infraestrutura; b)
redirecionamento para a formação inicial e continuada de gestores e professores; c)
investir na produção de conhecimentos acerca da temática que diz sobre a
valorização das realidades socioculturais e a identidade dos respectivos educandos.
Acredita-se que a escola tem papel primordial no fortalecimento da identidade dos
sujeitos oriundos dos estratos populares, logo, espera-se que estas instituições
reconheçam a realidade sociocultural dos seus educandos e valorizem suas
peculiaridades.
Palavras-chave: Identidade cultural. Escola pública. Políticas educacionais.

Abstract:
ABSTRACT
This study aimed to reflect on the role of the public school of basic education and its
relation to the construction of the identity of learners from the popular classes. The
methodological approach is qualitative. Documentary research was taken as a basis.
Among the resources used in the research are: consultation in specialized literature
in order to ensure credibility to the considerations presented about identity and
school; Documentary analysis of legislation relevant to basic education, focusing on
elementary education I, with the purpose of verifying orientations regarding the
relationship between school practices and students' cultural identity. Through the
production of this study, it is observed that the reality of public education in Brazil, as
far as the cultural identity of students belonging to the popular classes is concerned,
needs to be better directed in order to contribute to the appreciation of individual and
collective manifestations built by These subjects. In this sense, the factors that
cooperate for this can focus on the following aspects: a) articulation of the public
power to ensure compliance with the official regulations in the management of
resources to provide didactic materials and better infrastructure; B) redirection for the
initial and continuous training of managers and teachers; C) invest in the production
of knowledge about the theme that says about the valorization of socio-cultural
realities and the identity of the respective students. It is believed that the school has a
primordial role in strengthening the identity of the subjects from the popular strata, so
it is expected that these institutions recognize the socio-cultural reality of their
students and value their peculiarities.
Keywords: Cultural identity. Public school. Educational policies.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
LIMA, MÔNICA NASCIMENTO DE. A ESCOLA PÚBLICA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS ESTUDANTES ORIUNDOS DAS CAMADAS POPULARES.. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1