RESUMO
Este estudo teve por objetivo refletir sobre o papel da escola pública de educação
básica e a sua relação para a construção da identidade dos educandos oriundos das
camadas populares. A abordagem metodológica é de tipo qualitativo. Tomou-se
como base a pesquisa documental. Dentre os recursos utilizados na investigação
constam: a consulta em literatura especializada a fim de assegurar credibilidade às
considerações apresentadas sobre identidade e escola; análise documental da
legislação pertinente à educação básica, tendo como foco o ensino fundamental I,
com o propósito de verificar as orientações referentes à relação entre as práticas
escolares e a identidade cultural dos estudantes. Através da produção desse estudo,
observa-se que a realidade da educação pública no Brasil, ao que concerne a
identidade cultural dos estudantes pertencentes às camadas populares, precisa ser
mais bem direcionada a fim de contribuir para a valorização das manifestações
individuais e coletivas construídas por estes sujeitos. Neste sentido os fatores que
cooperam para isto podem incidir a partir dos seguintes aspectos: a) articulação do
poder público para a garantia do cumprimento do regimento oficial na gestão de
recursos para disponibilizar materiais didáticos e melhor infraestrutura; b)
redirecionamento para a formação inicial e continuada de gestores e professores; c)
investir na produção de conhecimentos acerca da temática que diz sobre a
valorização das realidades socioculturais e a identidade dos respectivos educandos.
Acredita-se que a escola tem papel primordial no fortalecimento da identidade dos
sujeitos oriundos dos estratos populares, logo, espera-se que estas instituições
reconheçam a realidade sociocultural dos seus educandos e valorizem suas
peculiaridades.
Palavras-chave: Identidade cultural. Escola pública. Políticas educacionais.