Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FLORESTAN FERNANDES E A LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NO BRASIL

Autor(es):
Oliveira, Adriana Santos de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Para entendermos o motivo que levou Florestan Fernandes a lutar por uma educação de qualidade no Brasil, faz-se necessário, conhecer um pouco de sua trajetória de vida, é o que nos propomos neste trabalho. Nasce no ano de 1920, em São Paulo, sendo filho de mãe solteira e trabalhadora doméstica, necessita muito cedo trabalhar para sobreviver, o que o leva a com seis anos de idade iniciar não só o trabalho de engraxate, mas, sobretudo, como o mesmo diz sua aprendizagem sociológica. Sua vida estudantil é interrompida aos nove anos de idade, quando mais uma vez, carece trabalhar para se manter, retomando apenas com quatorze a quinze anos, no supletivo, incentivado por pessoas que viam sua inteligência e interesse pela leitura e saber. Ingressa na faculdade com grandes dificuldades, desde a concorrência até a língua que era utilizada pelos professores, no caso, o francês, já que o curso era destinado a elite e Florestan Fernandes era exceção. Daí já se imagina o preconceito por ele sofrido, o que em nenhum momento o fez sentir-se menor, ao contrário, aumentava o desejo de saber mais, de buscar mais conhecimentos, e assim o fez, o que o levou a grandes oportunidades, que o próprio agarrou com veemência e tornou-se assim, um dos maiores sociólogos brasileiros, o pai da sociologia crítica no Brasil. Abordaremos a educação como um direito humano, conhecendo as leis, decretos de diversas convenções que assim declararam, trazendo para a realidade brasileira e analisando nas sete Constituições do país as inúmeras leis e como na prática tem sido sua execução, percebendo que, na maioria das vezes o direito fica apenas registrado no papel. Analisaremos a educação na sociedade capitalista, tentando compreender no geral, a verdadeira luta de Florestan Fernandes por uma educação de qualidade que, seria certamente uma educação que levasse o indivíduo a uma reflexão crítica de sua realidade como pessoa, conhecendo-se como sujeito de todos os direitos necessários para uma vida digna, sem exclusão e assim, buscar uma nova forma de sociabilidade, superando a atual, na busca de uma educação emancipatória, na qual todos serão sujeitos da própria história, livres de todo preconceito, prisão e toda forma de não garantia da individualidade e direitos que todos tem.
Palavras Chave: Florestan Fernandes. Educação. Educação no Brasil.

Abstract:
ABSTRACT
To understand why it took Florestan Fernandes to strive for quality education in Brazil, it is necessary, to know a little of his life story, it is what we propose in this paper. Born in 1920 in São Paulo, being son of mother unmarried and domestic worker, very soon need to work to survive, which leads to a six-year-old start not only the shine of work, but above all as the same says his sociological learning. Your student life is interrupted at nine years old, when once again, needs work to stay, returning only fourteen to fifteen years in supplementary, encouraged by people who saw your intelligence and interest in reading and learning. Entered the college with great difficulty, from the competition to the language that was used by teachers in the case, the French, since the course was intended will elite and Florestan Fernandes was the exception, there will fancy prejudice that he suffered, the that at no time did it feel smaller, on the contrary, it increased the desire to know more, to seek more knowledge, and so did, which led to great opportunities, who grabbed himself the vehemence and thus became , a leading Brazilian sociologists, the father of critical sociology in Brazil. Discuss education as a human right, knowing the laws, decrees of various conventions that once declared, bringing to the Brazilian reality and analyzing the seven country's Constitutions the numerous laws and how the practice has been its execution, realizing that most of the sometimes the right is only registered on paper. Analyze education in capitalist society, trying to understand in general the real struggle of Florestan Fernandes for quality education that would certainly be an education that would lead the individual to a critical reflection of its reality as a person, is knowing how all subject rights necessary for a dignified life, without exclusion and thus seek a new form of sociability, surpassing the current in search of an emancipatory education, which will all be subjects of their own history, free from all prejudice, prison and all forms of not guarantee of individuality and rights that everyone has.
Keywords: Florestan Fernandes. Education. Education in Brazil.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Oliveira, Adriana Santos de. FLORESTAN FERNANDES E A LUTA PELO DIREITO A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA NO BRASIL. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1