Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA EM ATIVIDADES PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE BIOFÍSICA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FORTALEZA-CE

Autor(es):
SANTOS, NATHALIA MARIA SILVA DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A disciplina de Biofísica tem sido avaliada, pela maioria dos alunos, como desinteressante, e esse desinteresse pode ser atribuído à forma como os conhecimentos de Biofísica são ensinados nos cursos de Ciências Biológicas, muitas vezes de forma descontextualizada e dissociada da realidade do estudante. Uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em temas de Biologia, incluindo aqui a Biofísica, é a utilização de softwares educativos. O objetivo desse estudo foi contribuir para uma melhor compreensão da disciplina de Biofísica propondo uma atividade prática utilizando tecnologias de informação, no curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza – CE. Os instrumentos de pesquisa utilizados para a coleta dos dados foram questionários, antes e depois da utilização do software educacional, com perguntas objetivas e subjetivas. A aplicação da atividade prática foi feita através do envio do endereço eletrônico do software educacional NEUROX 2004 para os e-mails dos alunos, onde acessaram pela internet, no modo online. O assunto onde os alunos sentem maior dificuldade em compreender é sobre Biofísica das radiações ionizantes (23,66%). Processos de transporte através de membranas; Potencial de Repouso e Potencial de Ação e Sinapses neuromuscular; Contração do músculo esquelético e cardíaco (17,21%). Biofísica da circulação sanguínea; Hemodinâmica (9,68%); Biofísica da respiração; Ventilação pulmonar (8,60%); Biofísica da visão (8,60%); Biofísica da audição e Soluções, pH e tampões (7,53%). Quanto a aulas práticas, 100% dos alunos nunca participaram de atividades práticas nessa disciplina e afirmaram que eram necessárias pois poderia melhorar a compreensão e fixação dos conteúdos vistos em sala de aula. A maioria dos alunos considerou a utilização do software como uma contribuição para o assunto abordado, afirmando que o software NEUROX 2004 auxilia a compreensão sobre os Processos de transporte através de membranas; Potencial de Repouso e Potencial de Ação. A maioria afirmou que a utilização dessa ferramenta contribuiu para o entendimento dos assuntos abordados em sala de aula, embora deva ser incentivado, o seu uso deve ser acompanhado de constante prática.
Palavras-chave: Ensino de Biofísica. Softwares educativos. Aprendizagem em Biofísica.

Abstract:
ABSTRACT
The discipline of Biophysics has been assessed by most students as uninteresting, and this lack of interest can be attributed to how Biophysics skills are taught in the courses of Biological Sciences, often decontextualized and separated from the student reality way. A tool that can assist in the process of teaching and learning in biology topics including here Biophysics is the use of educational software. The aim of this study was to contribute to a better understanding of Biophysics discipline proposing a practical activity using information technologies in the course of Biological Sciences at the State University of Ceará, Fortaleza - CE. The research instruments used for data collection were questionnaires before and after the use of educational software, with objective and subjective questions. The application of practical activity was done by sending the e-mail address of the educational software 2004 Neurox to the e-mails from students, which accessed the Internet in the online mode. The subject where students feel more difficult to understand is about Biophysics of ionizing radiation (23.66%). transport processes through membranes; Potential Home and potential action and neuromuscular synapses; Contraction of skeletal and cardiac muscle (17.21%). Biophysics of blood circulation; Hemodynamics (9.68%); Biophysics of breathing; ventilation (8.60%); view of Biophysics (8.60%); Biophysics of hearing and solutions, pH and buffers (7.53%). As for practical classes, 100% of students never participated in practical activities in this discipline and said they were necessary because it could improve the understanding and assessment of the contents seen in the classroom. Most students consider the use of software as a contribution to the subject matter, stating that the 2004 Neurox software helps the understanding of the transport processes through membranes; Potential Rest and Action Potential. Most said that the use of this tool contributes to the understanding of the topics covered in class, although it should be encouraged, their use must be accompanied by constant practice.
Keywords: Biophysics education. Educational software. Learning in biophysics.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SANTOS, NATHALIA MARIA SILVA DOS. USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA EM ATIVIDADES PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE BIOFÍSICA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FORTALEZA-CE. 2016. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1