Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AS VÍDEOS-AULAS DO YOUTUBE COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autor(es):
SANTOS, APARECIDA RAQUEL GONÇALVES DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
Nos dias atuais, o surgimento de novas mídias pedagógicas veiculadas na internet permite que a aprendizagem aconteça também fora da sala de aula. Porém, sem eximir a importância da escola. O ensino centrado no método tradicional cede espaço ao novo método de ensino, que segue exigindo cada vez mais a necessidade do uso das Tecnologias de Informação no ambiente escolar e fora dele. A aprendizagem da matemática se desenvolve na perspectiva da contextualização dos seus conteúdos ministrados em sala com o cotidiano da vida do aluno. Com o surgimento dos computadores, houve também grandes mudanças na maneira pedagógica de se ensinar, o giz e o quadro não são mais os únicos meios de repassar os conteúdos de matemática. Com a internet, o ensino de matemática ficou mais democrático, permitindo que a aula seja gravada e depois transformada em vídeos e lançadas na rede. O youtube é o maior site do mundo de busca destes vídeos, nele, o usuário pode ter acesso às vídeos-aulas e estudar para ENEM, Vestibulares e concursos ou tirar dúvidas. O objetivo do estudo é descrever as principais características dos canais do youtube que tenham como enfoque o ensino de matemática. Trata-se de uma pesquisa de Revisão Bibliográfica e Estado da Arte, por ser o estudo uma analise descritiva, exploratória e qualitativa do tema. Para isto foi feita uma analise de 12 canais disponibilizados no site youtube, identificando os tipos de vídeos, os responsáveis pelo canal e as sua finalidades. Dessa forma, esses canais disponibilizam vídeos-aulas para ENEM, Vestibulares e Tira-Dúvidas, comprovando assim a sua contribuição na aprendizagem de matemática de seus alunos. Para o aluno ter acesso aos vídeos-aulas precisa estar inscrito no canal e para participar das aulas disponibilizadas pela plataforma dos canais, o aluno deverá estar cadastrado. Nem todas as aulas são pagas, os canais disponibilizam vídeos-aulas com forma de propaganda dos serviços oferecidos por eles. Ao final são feitas as considerações baseadas no referencial teórico e na análise dos canais, suas finalidades e seus objetivos. Portanto o papel dos canais voltado para o ensino da matemática por meio das vídeos-aulas é importante, sobretudo para o ensino a distância em regiões afastadas dos grandes centros urbanos.
Palavras-chaves: Tecnologias Digitais de Informação e comunicação. Vídeos. Ensino de Matemática.

Abstract:
ABSTRACT
Nowadays, the emergence of new pedagogical media on the internet allows learning to take place outside the classroom. However, without neglecting the importance of school. The teaching centered on the traditional method gives space to the new teaching method, which continues to demand more and more the use of Information Technologies in the school environment and beyond. The learning of mathematics develops from the perspective of the contextualization of its content taught in the classroom with the daily life of the student. With the emergence of computers, there have also been major changes in the pedagogical way of teaching, chalk and chalkboard are no longer the only means of passing on mathematical content. With the Internet, mathematics education became more democratic, allowing the class to be recorded and then transformed into videos and released on the network. Youtube is the world's largest site for searching for these videos, in it, the user can have access to video-lessons and study for ENEM, Vestibulares and contests or take questions. The purpose of the study is to describe the main characteristics of youtube channels that focus on teaching mathematics. It is a research of Bibliographic Review and State of the Art, because the study is a descriptive, exploratory and qualitative analysis of the theme. For this, an analysis of 12 channels made available on the Youtube site was made, identifying the types of videos, the people responsible for the channel and their purposes. Thus, these channels provide videos-lessons for ENEM, Vestibulares and Tira-Doubts, thus proving their contribution to the learning of mathematics of their students. For the student to have access to the videos-classes must be enrolled in the channel and to participate in the classes provided by the channels platform, the student must be registered. Not all classes are paid, channels provide video-lessons with the form of advertisement of the services offered by them. Finally, the considerations based on the theoretical framework and the analysis of the channels, their purposes and their objectives are made. Therefore, the role of the channels directed towards the teaching of mathematics through video-lessons is important, especially for distance learning in regions away from large urban centers.
Keywords: Digital Technologies of Information and Communication. Videos. Mathematics Teaching

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SANTOS, APARECIDA RAQUEL GONÇALVES DOS. AS VÍDEOS-AULAS DO YOUTUBE COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. 2016. 51 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1