Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROJETO HARVARD NO ENSINO A FÍSICA

Autor(es):
COSTA, EDSON GIRÃO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
O objetivo deste trabalho é relatar os resultados da aplicação de uma de
metodologia de ensino a Física, associando um estudo teórico com a prática, tendo
em pauta uma evolução do aprendizado de Física. Este é chamado de Projeto
Harvard, sendo responsável por muitas as mudanças ocorridas no sistema de
ensino Brasileiro entre os séculos XVI e XXI. Acontecimentos marcados pela
evolução da educação iniciada com as primeiras escolas doutrinárias pelos jesuítas
até o surgimento de um plano de diretrizes. Esse plano de diretrizes era seguidos
por todas as instituições de ensino como normas de como seria a educação
brasileira, destacando conteúdo, horário, seriação e avaliação. O Projeto Harvard foi
aplicado em um colégio situado na cidade de Caucaia, nas aulas de físicas do 9º
ano em três turmas, com o foco na obtenção de um melhor aprofundamento do
conteúdo e uma melhora no aprendizado e no desempenho dos alunos da série que
estava sendo aplicado o projeto.
Palavras-chave: Metodologia, Projeto Harvard, Ensino de Física.

Abstract:
ABSTRACT
The objective of this work is to report the results of the application of a methodology
for teaching Physics, associating a theoretical study with the practice, having a tariff
evolution of learning of Physics. This is called Project Harvard, being responsible for
many changes in the Brazilian higher education system between the 16th and 21st
centuries. Events marked the evolution of education started with the first doctrinal
schools by the Jesuits until the appearance of a guidance plan. This guidance plan
was followed by all educational institutions such standards as would be the Brazilian
education, highlighting content, time, ranking and evaluation. The Harvard Project
was implemented in a college located in Caucaia, physical classes in 9th grade in
three classes, with the focus on getting a deeper understanding of the content and an
improvement in the learning and performance of graders that was the project being
applied.
Key-words: Methodology, Harvard Project, Physical Education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
COSTA, EDSON GIRÃO. PROJETO HARVARD NO ENSINO A FÍSICA. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2015) – Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 11 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1