RESUMO O objetivo deste trabalho é relatar os resultados da aplicação de uma de metodologia de ensino a Física, associando um estudo teórico com a prática, tendo em pauta uma evolução do aprendizado de Física. Este é chamado de Projeto Harvard, sendo responsável por muitas as mudanças ocorridas no sistema de ensino Brasileiro entre os séculos XVI e XXI. Acontecimentos marcados pela evolução da educação iniciada com as primeiras escolas doutrinárias pelos jesuítas até o surgimento de um plano de diretrizes. Esse plano de diretrizes era seguidos por todas as instituições de ensino como normas de como seria a educação brasileira, destacando conteúdo, horário, seriação e avaliação. O Projeto Harvard foi aplicado em um colégio situado na cidade de Caucaia, nas aulas de físicas do 9º ano em três turmas, com o foco na obtenção de um melhor aprofundamento do conteúdo e uma melhora no aprendizado e no desempenho dos alunos da série que estava sendo aplicado o projeto. Palavras-chave: Metodologia, Projeto Harvard, Ensino de Física.
Abstract:
ABSTRACT The objective of this work is to report the results of the application of a methodology for teaching Physics, associating a theoretical study with the practice, having a tariff evolution of learning of Physics. This is called Project Harvard, being responsible for many changes in the Brazilian higher education system between the 16th and 21st centuries. Events marked the evolution of education started with the first doctrinal schools by the Jesuits until the appearance of a guidance plan. This guidance plan was followed by all educational institutions such standards as would be the Brazilian education, highlighting content, time, ranking and evaluation. The Harvard Project was implemented in a college located in Caucaia, physical classes in 9th grade in three classes, with the focus on getting a deeper understanding of the content and an improvement in the learning and performance of graders that was the project being applied. Key-words: Methodology, Harvard Project, Physical Education.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
COSTA, EDSON GIRÃO. PROJETO HARVARD NO ENSINO A FÍSICA. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2015) – Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 11 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1