Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JAGUARIBE-CEARÁ

Autor(es):
GOMES, LUIS CARLOS FELIPE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Atualmente vivenciamos a busca por padrões de excelência dentro das organizações e ou instituições, o que exige cada vez mais dos profissionais que ocupam cargos de liderança compromisso e democratização do trabalho, visto que por estes exercerem uma forte influência nos resultados, colaborando diretamente para o fracasso ou sucesso da instituição. Objetivou-se nesse estudo compreender como se define o trabalho de uma gestão escolar democrática e participativa em uma instituição de ensino no município de Jaguaribe-Ceará. O método para a pesquisa teve primeiramente um levantamento bibliográfico, foi utilizado a pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva para um maior aprofundamento do estudo de caso, para coleta de dados um questionário com 11 questões abertas, para um universo de 13 respondentes e para análise dos resultados apresentamos uma contextualização das respostas para um melhor entendimento do leitor. No desenvolvimento da pesquisa se dedicou a observação de uma equipe de trabalho de uma instituição escolar pública do município de Jaguaribe-Ceará. Os resultados mostrados a partir das entrevistas com os colaboradores da instituição mencionada indicam que são diversas as concepções que circulam o ambiente escolar, portanto, é preciso muito diálogo, para se ter pleno conhecimento de decidir e construir uma gestão democrática. Este estudo permitiu conhecer melhor como se dá o trabalho numa gestão escolar diante de tantos desafios que o de gerenciar pessoas e organizações. Palavras-chave: Gestão democrática, Participação, Autonomia.

Abstract:
Abstract Currently we experience the search for standards of excellence within organizations and or institutions, which increasingly demands of professionals who occupy positions of leadership and commitment democratization of work, since by these exert a strong influence on the results, contributing directly to the failure or success of the institution. This study aimed to understand how to define the work of a democratic and participatory school management in an educational institution in the city of Jaguaribe, Ceará. The method for research first had a literature, we used the exploratory, qualitative and descriptive research for further development of the case study, data collection a questionnaire with 11 open questions to a universe of 13 respondents and analysis results present a contextualization of the answers to a better reader's understanding. In the research was devoted to observing a work team of a public educational institution in the city of Jaguaribe, Ceará. The results shown from interviews with employees of that institution indicate that there are various ideas circulating the school environment, so much dialogue is necessary, to have the knowledge to decide and build a democratic management. This study allowed us to know better how is the work in school management in the face of so many challenges that to manage people and organizations. Keywords:Democratic.Management.Participation.Autonomy.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
GOMES, LUIS CARLOS FELIPE. GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JAGUARIBE-CEARÁ. 2015. 52 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 1 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1