Gestão democrática e participativa em uma escola pública no Município de Jaguaribe - Ce
Autor(es):
Gomes, Luis Carlos Felipe
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2015
Resumo:
Atualmente vivenciamos a busca por padrões de excelência dentro das organizações e ou
instituições, o que exige cada vez mais dos profissionais que ocupam cargos de liderança
compromisso e democratização do trabalho, visto que por estes exercerem uma forte
influência nos resultados, colaborando diretamente para o fracasso ou sucesso da instituição.
Objetivou-se nesse estudo compreender como se define o trabalho de uma gestão escolar
democrática e participativa em uma instituição de ensino no município de Jaguaribe-Ceará. O
método para a pesquisa teve primeiramente um levantamento bibliográfico, foi utilizado a
pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva para um maior aprofundamento do estudo de
caso, para coleta de dados um questionário com 11 questões abertas, para um universo de 13
respondentes e para análise dos resultados apresentamos uma contextualização das respostas
para um melhor entendimento do leitor. No desenvolvimento da pesquisa se dedicou a
observação de uma equipe de trabalho de uma instituição escolar pública do município de
Jaguaribe-Ceará. Os resultados mostrados a partir das entrevistas com os colaboradores da
instituição mencionada indicam que são diversas as concepções que circulam o ambiente
escolar, portanto, é preciso muito diálogo, para se ter pleno conhecimento de decidir e
construir uma gestão democrática. Este estudo permitiu conhecer melhor como se dá o
trabalho numa gestão escolar diante de tantos desafios que o de gerenciar pessoas e
organizações.
Palavras-chave: Gestão democrática, Participação, Autonomia.
Abstract:
Currently we experience the search for standards of excellence within organizations and or
institutions, which increasingly demands of professionals who occupy positions of leadership
and commitment democratization of work, since by these exert a strong influence on the
results, contributing directly to the failure or success of the institution. This study aimed to
understand how to define the work of a democratic and participatory school management in
an educational institution in the city of Jaguaribe, Ceará. The method for research first had a
literature, we used the exploratory, qualitative and descriptive research for further
development of the case study, data collection a questionnaire with 11 open questions to a
universe of 13 respondents and analysis results present a contextualization of the answers to a
better reader's understanding. In the research was devoted to observing a work team of a
public educational institution in the city of Jaguaribe, Ceará. The results shown from
interviews with employees of that institution indicate that there are various ideas circulating
the school environment, so much dialogue is necessary, to have the knowledge to decide and
build a democratic management. This study allowed us to know better how is the work in
school management in the face of so many challenges that to manage people and
organizations.
Keywords:Democratic.Management.Participation.Autonomy
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Gomes, Luis Carlos Felipe. Gestão democrática e participativa em uma escola pública no Município de Jaguaribe - Ce. 2015. 52 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 9 de outubro de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1