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Repositório Institucional - UECE
Título:
A INSTITUIÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL E AS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES NOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Autor(es):
Silva, Angelo Antonio Lima da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
O presente estudo retrata a trajetória da disciplina Ensino Religioso no Brasil desde a formação da Companhia de Jesus na Europa pelo movimento chamado de Contra Reforma, ligado a Igreja Catolica Apostolica Romana, onde os religiosos dessa ordem atuaram nas colônias recém descobertas pelos colonizadores. O Brasil em meios a essas teias de relações construiu não só as primeiras povoações, mas, de igual modo, suas primeiras experiências de educação. Esta pesquisa apresenta o desenvolver do Ensino Religioso através das legislações de cada época, partindo do Brasil-Colônia até o período de redemocratização. Os acontecimentos e movimentos que marcaram a disciplina ajudaram a constitui-la como área do conhecimento, saindo de um modelo catequético, onde se estudava uma única religião com o intuito de agregar novos fiéis até a formação do modelo atual, contemplando o pluralismo cultural religioso do País sem exercer proselitismo. Trabalhou-se as percepções dos professores do Ensino Religioso sobre o modo de ser e fazer a disciplina na sala de aula. Este estudo objetiva compreender como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, trabalham com o Ensino Religioso, no cotidiano escolar, sem proselitismo e levando em consideração a diversidade cultural e religiosa do país. O lócus da investigação foi uma escola de Ensino Fundamental do Município de Fortaleza – Ceará. A abordagem metodológica fundamentou-se nos princípios da pesquisa qualitativa referenciando-se em Minayo (1995). Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário. Participaram desta investigação três professoras e a diretora da escola. O aporte teórico referenciou-se em Aranha (2006), Oliveira (2007), Junqueira ((2002, 2007, 2008) e Libaneo (1994, 200l e 2004) dentre outros. A análise das falas das professoras entrevistadas possibilitam o entendimento de que a docência destas professoras no Ensino Religioso é referenciada pela perspectiva interconfessional. Esta perspectiva não condiz com um novo modelo desenvolvido para a disciplina, no caso, o fenomenológico. No currículo dos cursos de Pedagogia seria oportuno disciplinas que contemplassem a religião e religiosidade, no sentido de preparar os pedagogos para a docência do Ensino Religioso.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Modelo Fenomenológico. Religiosidade

Abstract:
ABSTRACT
This study deals with the trajectory of Religious Education discipline in Brazil since the Company's formation of Jesus in Europe by the movement called the Counter Reformation, linked to Catholic Church Apostolic Roman, where religious order that worked in the colonies recently discovered by settlers. The media in Brazil to these relations webs built not only the first settlements, but, equally, his early education experiences. This research presents the development of Religious Education by the legislation of each season, starting from colonial Brazil to the democratization period. Events and movements that marked the discipline helped to constitute it as a field of knowledge, leaving a catechetical model, where studying one religion in order to add new faithful to the formation of the current model, contemplating the religious cultural pluralism country without exercising proselytism. He worked up the perceptions of Religious Education teachers on how to be and do the discipline in the classroom. This study aims to understand how teachers in the early years of primary education, working with religious education in school everyday without proselytizing and taking into account the cultural and religious diversity of the country. The locus of research it was a primary education school of the city of Fortaleza - Ceará. The methodological approach was based on the principles of qualitative research by referencing in Minayo (1995). As data collection instrument, we used the questionnaire. Participated in this research three teachers and the school principal. The theoretical contribution referenced in Spider (2006), Oliveira (2007), Junqueira ((2002, 2007, 2008) and Libaneo (1994, 200l and 2004) among others. The analysis of the speeches of the interviewed teachers enable the understanding that teaching these teachers in Religious Education is referenced by the interfaith perspective. This perspective does not match a new model developed for the discipline in the case, the phenomenological. In the curriculum of Pedagogy would be appropriate disciplines that contemplate religion and religiosity in the sense preparing teachers for the teaching of Religious Education.
Keywords: Religious Education. Phenomenological model. Religiousness

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Angelo Antonio Lima da. A INSTITUIÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL E AS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES NOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA. 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2015) – Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

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