Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
DESIGN INSTRUCIONAL NA EAD: LIMITES E POSSIBILIDADES NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PROJETO UAB/UECE

Autor(es):
Vale, Hyandra Thamires Feitosa do

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
Esta monografia teve como objetivo Esta monografia teve como objetivo Esta monografia teve como objetivo Esta monografia teve como objetivoEsta monografia teve como objetivo Esta monografia teve como objetivoEsta monografia teve como objetivoEsta monografia teve como objetivo Esta monografia teve como objetivo definir definir e caracterizarcaracterizarcaracterizar caracterizarcaracterizar caracterizar caracterizarcaracterizar a aplicabilidade,aplicabilidade, aplicabilidade,aplicabilidade,aplicabilidade, aplicabilidade, aplicabilidade, em EaD, EaD, da técnica técnica do Design InstrucionalDesign InstrucionalDesign Instrucional Design InstrucionalDesign InstrucionalDesign InstrucionalDesign Instrucional Design Instrucional Design Instrucional (DI), (DI),(DI), sendosendosendo esteeste o planejamento planejamentoplanejamentoplanejamento de todos todos os processos processos processosprocessos de ensinoensino -aprendizagemaprendizagem aprendizagemaprendizagem aprendizagemaprendizagemaprendizagemaprendizagem, utilizados utilizados utilizados utilizadosutilizados nas nas práticas práticaspráticas práticaspráticaspráticas na modalidade na modalidadena modalidade . Buscamos propor . Buscamos propor . Buscamos propor . Buscamos propor . Buscamos propor . Buscamos propor . Buscamos propor . Buscamos propor junto a uma junto a uma junto a umajunto a umajunto a uma disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado disciplina do curso de Pedagogia UAB/UECE um planejamento amparado por esta por estapor esta técnica. técnica. técnica.técnica. Adotamos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos como percurso metodológico a etnografia, fazendo uso de análise qualitativa dos dados, median dados, median dados, median dados, mediante revisão bibliográfica. Optou te revisão bibliográfica. Optoute revisão bibliográfica. Optoute revisão bibliográfica. Optou te revisão bibliográfica. Optoute revisão bibliográfica. Optou te revisão bibliográfica. Optou te revisão bibliográfica. Optou te revisão bibliográfica. Optou te revisão bibliográfica. Optoute revisão bibliográfica. Optoute revisão bibliográfica. Optou te revisão bibliográfica. Optou -se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos se por observação e análise de documentos online, além d online, além d online, além d online, além donline, além d online, além das prática práticapráticaprática s no A s no A s no Ambiente mbiente mbiente mbiente mbiente Virtual de irtual de irtual de irtual de irtual de Aprendizagem. prendizagem. prendizagem. prendizagem. prendizagem. prendizagem. prendizagem. Utilizamos na Utilizamos na Utilizamos naUtilizamos na Utilizamos na fundamentação teórica fundamentação teórica fundamentação teórica fundamentação teórica fundamentação teórica fundamentação teórica fundamentação teórica fundamentação teórica os escritosescritos escritos de BELLONIBELLONIBELLONI BELLONIBELLONIBELLONI (2006), (2006), CASTELLS (1999), CASTELLS (1999), CASTELLS (1999), CASTELLS (1999), CASTELLS (1999), CASTELLS (1999), CASTELLS (1999), CASTELLS (1999), FILATROFILATRO FILATROFILATRO (2004), (2004), LEVYLEVY LEVY (1999) (1999), ROMISZROMISZ ROMISZROMISZROMISZOWSKI (2011) e ROYO 2008) OWSKI (2011) e ROYO 2008)OWSKI (2011) e ROYO 2008)OWSKI (2011) e ROYO 2008)OWSKI (2011) e ROYO 2008)OWSKI (2011) e ROYO 2008) OWSKI (2011) e ROYO 2008)OWSKI (2011) e ROYO 2008) OWSKI (2011) e ROYO 2008)OWSKI (2011) e ROYO 2008)OWSKI (2011) e ROYO 2008)OWSKI (2011) e ROYO 2008) OWSKI (2011) e ROYO 2008)OWSKI (2011) e ROYO 2008)OWSKI (2011) e ROYO 2008) OWSKI (2011) e ROYO 2008) dentre outrosdentre outrosdentre outros dentre outros dentre outrosdentre outros . Com a Com a Com a Com a realização deste estudo realização deste estudo realização deste estudo realização deste estudo realização deste estudo realização deste estudo realização deste estudo realização deste estudo realização deste estudo realização deste estudo realização deste estudo realização deste estudo realização deste estudo realização deste estudo foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do foi possível observar que a técnica do Design Instrucional Design Instrucional Design InstrucionalDesign Instrucional Design InstrucionalDesign Instrucional Design Instrucional Design Instrucional é composta é composta é composta é composta é composta é composta é composta por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento por fases e que o cumprimento destas é importante para desenvolvimento do planejamento e para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras para as ações gestoras na EaDna EaDna EaDna EaD na EaD. ConsideramosConsideramos Consideramos ConsideramosConsideramosConsideramos queque esteeste estudoestudo possui relevância já que este relevância já que este relevância já que este relevância já que este relevância já que este relevância já que este relevância já que este relevância já que este relevância já que este relevância já que este relevância já que este relevância já que este relevância já que este modalidade modalidade estáestá em processo de processo de processo de processo de processo de processo de expansãoexpansãoexpansão expansão fazendofazendofazendofazendofazendo fazendo-se necessárias necessárias necessárias necessárias necessárias necessárias necessárias pesquisas pesquisas pesquisaspesquisaspesquisas para parapara auxiliarauxiliar auxiliar auxiliar em em seus seus processos processos processosprocessos gestores, gestores, gestores, tanto de ensino tanto de ensino tanto de ensinotanto de ensinotanto de ensino -aprendizagem quanto de formação profissionaisaprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionaisaprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionaisaprendizagem quanto de formação profissionaisaprendizagem quanto de formação profissionaisaprendizagem quanto de formação profissionaisaprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionaisaprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionaisaprendizagem quanto de formação profissionaisaprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionaisaprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionais aprendizagem quanto de formação profissionais para área para área para áreapara áreapara áreapara áreapara área. Concluímos ainda aConcluímos ainda a Concluímos ainda a Concluímos ainda a Concluímos ainda aConcluímos ainda a Concluímos ainda a necessidade necessidadenecessidadenecessidade necessidade necessidadenecessidade de estruturaestrutura ção ção ção dos processos processos processosprocessos educativos educativos educativos educativos educativos em EaD, EaD, que podem podem ser ser realizadas realizadas realizadas realizadas realizadas realizadas realizadas atravésatravés através através de sistemáticas sistemáticas sistemáticas sistemáticassistemáticassistemáticas comocomo o DI,DI,DI, possibilitando possibilitando possibilitando possibilitandopossibilitando a otimização otimização otimizaçãootimizaçãootimizaçãootimizaçãootimização e qualificação qualificação qualificação qualificação qualificação qualificação qualificação das das açõesaçõesações ações desenvolvidas no ciberespaço ou presencialmente desenvolvidas no ciberespaço ou presencialmente desenvolvidas no ciberespaço ou presencialmente desenvolvidas no ciberespaço ou presencialmente desenvolvidas no ciberespaço ou presencialmente desenvolvidas no ciberespaço ou presencialmente desenvolvidas no ciberespaço ou presencialmentedesenvolvidas no ciberespaço ou presencialmente desenvolvidas no ciberespaço ou presencialmentedesenvolvidas no ciberespaço ou presencialmentedesenvolvidas no ciberespaço ou presencialmente desenvolvidas no ciberespaço ou presencialmentedesenvolvidas no ciberespaço ou presencialmente desenvolvidas no ciberespaço ou presencialmentedesenvolvidas no ciberespaço ou presencialmentedesenvolvidas no ciberespaço ou presencialmente .
Palavras chPalavras ch Palavras chPalavras chave : Design Instrucional Design Instrucional Design InstrucionalDesign Instrucional Design InstrucionalDesign Instrucional Design InstrucionalDesign Instrucional ; Educação a Distância; Gestão. ; Educação a Distância; Gestão.; Educação a Distância; Gestão.; Educação a Distância; Gestão.; Educação a Distância; Gestão. ; Educação a Distância; Gestão.; Educação a Distância; Gestão.; Educação a Distância; Gestão. ; Educação a Distância; Gestão.; Educação a Distância; Gestão. ; Educação a Distância; Gestão. ; Educação a Distância; Gestão.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Vale, Hyandra Thamires Feitosa do. DESIGN INSTRUCIONAL NA EAD: LIMITES E POSSIBILIDADES NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PROJETO UAB/UECE. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2014) – Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1