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Repositório Institucional - UECE
Título:
A INFLUÊNCIA DO RELACIONAMENTO COM STAKEHOLDERS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Autor(es):
Souza, Lucas de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
Relacionamento com stakeholders como diferencial competitivo para as micro e pequenas empresas brasileiras no momento atual (2014) é o tema norteador do presente estudo. O trabalho objetivou visualizar em que grau atualmente o relacionamento com stakeholders contribui para a diferenciação competitiva das micro e pequenas empresas brasileiras. Para alcançar seu objetivo, esse estudo utiliza e desenvolve, em seu fundamento teórico, conceitos relacionados ao marketing de relacionamento, à Teoria dos Stakeholders e ao empreendedorismo. A metodologia trabalhada utilizou como método de abordagem o hipotético-dedutivo, como método de procedimento o monográfico e como técnica a documentação indireta, optando-se, especificamente, por uma pesquisa bibliográfica. Como resultado das leituras feitas, obteve-se uma aproximação com as fontes e teorias existentes sobre marketing de relacionamento, gestão de stakeholders e empreendedorismo, o que possibilitou uma compreensão mais aprofundada sobre as teorias e os conceitos existentes nesses assuntos aqui trabalhados. Além disso, foi possível inferir, também a partir das leituras, que hoje o relacionamento com stakeholders contribui para a diferenciação competitiva das micro e pequenas empresas brasileiras, o que corrobora a hipótese formulada. Desse modo, conclui-se, a partir das leituras realizadas, que o relacionamento organizacional, advindo do marketing de relacionamento, se dá com o ecossistema organizacional que circunda as empresas, sendo esse ecossistema formado por stakeholders que influenciam e sofrem influência das empresas. E são essas influências que determinam as estratégias e comportamentos organizacionais, sendo que essas estratégias e esses comportamentos irão determinar a competitividade das empresas, principalmente das micro e pequenas empresas, mais sensíveis à competição empresarial.
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento. Teoria dos Stakeholders. Empreendedorismo. Competitividade Organizacional.

Abstract:
ABSTRACT
Stakeholder relations and competitive advantage to the micro and small Brazilian companies at the present time (2014) is the guiding theme of this study. Objective with this work see to what degree the relationship with stakeholders contributes to the competitive differentiation of Brazilian micro and small businesses in the current (2014) moment. To work this issue and achieve your goal, this study utilizes and develops in his theoretical framework, concepts related to relationship marketing, Stakeholder Theory and entrepreneurship. The methodology worked used as a method of approach the hypothetical-deductive method such as the monographic procedure and as technical documentation indirect, choosing, specifically, for a literature search. As a result of the readings was obtained with an approximation of existing sources and theories of relationship marketing, stakeholder management and entrepreneurship, enabling a deeper understanding of the theories and concepts existing in these matters worked here. Moreover, as a result, it was possible to infer also from the readings, the relationship with stakeholders contributes to the competitive differentiation of micro and small Brazilian companies at the present time (2014), which corroborates the hypothesis formulated. Thus, it follows from the readings, the organizational relationship, arising from relationship marketing, it is with the organizational ecosystem surrounding businesses, and this ecosystem formed by stakeholders that influence and are influenced businesses. And it is these influences that determine organizational strategies and behaviors, and these strategies and those behaviors that will determine the competitiveness of enterprises, especially micro and small enterprises, more sensitive to business competition.
Keywords: Relationship Marketing. Stakeholder Theory. Entrepreneurship. Organizational Competitiveness.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Souza, Lucas de. A INFLUÊNCIA DO RELACIONAMENTO COM STAKEHOLDERS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS . 2014. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2014) – Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

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