Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MAPEAMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGENS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO USANDO OS SEIS TEMAS ESTRUTURADORES DO PCN.

Autor(es):
Braga, Antônio Rafael

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
Com o avanço das Tecnologias para a Educação, os recursos multimídias tornaram-se importantes ferramentas didáticas, destacando-se os Objetos de Aprendizagem-OA. Neste trabalho, apresentamos um apanhado da evolução das estruturas curriculares dos cursos do ensino médio, com destaque para a reforma e os PCN. Realizamos também um levantamento análise qualitativa de cunho quantitativo dos OA de dois portais educacionais que oferecem recursos voltados para o ensino de Física no ensino médio. Os portais são o Khan Academy e o “A Física e o Cotidiano” Para realização do levantamento levamos em conta também outros critérios de classificação dos OA, são eles: nível de interatividade, tipo de OA e tempo total de duração da atividade. Com relação à quantidade de OA disponíveis, existem 174 OA catalogadas no Khan Academy, 104 no Portal “A Física e o Cotidiano”. Os recursos digitais mais usados são as animações/simulações, áudios e imagens. Em relação aos eixos temáticos, os que possuem mais OA são: Movimentos: variações e conservações. Concluiu-se que nenhum dos dois portais disponibiliza o conteúdo de maneira bem dividida entre as áreas e que há pouca preocupação em organizar os conteúdos de acordo com a organização que deveria ser padrão no ensino brasileiro, no caso os PCN.
Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem (OA). Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVA). Catalogação de OA. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Abstract:
ABSTRACT
With the advancement of technologies for Education, the multimedia resources have become powerful teaching tools, highlighting the Learning Objects-LO. In this paper, we present an overview of the evolution of curricular structures of high school courses, especially the reform and the PCN. Also conducted a survey of qualitative analysis quantitative nature of LO two portals offering educational resources devoted to the teaching of physics in secondary education. The portals are the Khan Academy and the "Physics and Everyday". To realize the survey and also take account of other criteria for classification of LO, they are: interactivity level, type of LO and total time duration of the activity. About the amount of LO available, there are 174 cataloged in LO Khan Academy, 104 Portal in "The Physics and Everyday Life." The most commonly used digital resources are the animations / simulations, audio and images. About themes, those with more LO are: Movements: variations and conservations. It was concluded that neither of the two portals offer content so well divided between areas and have little concern organize content according to the organization that should be standard in Brazilian education, if the PCN.
Keywords: Learning Objects (LO). Virtual Learning Environment (VLE). Cataloguing Learning Objects. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Braga, Antônio Rafael. MAPEAMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGENS PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO USANDO OS SEIS TEMAS ESTRUTURADORES DO PCN.. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2014) – Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 13 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1