Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROFESSOR: DA FORMAÇÃO ACADÊMICA A PRÁTICA DOCENTE

Autor(es):
Silva, Danielle Freires da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
O presente trabalho é o resultado de estudos e pesquisas sobre o tema Professor: da formação acadêmica a prática docente. Onde faço paralelos com alguns autores que frisam e defendem a formação de professores num aprendizado continuo e constante, para que assim, suprima as necessidades que a sociedade impõe. Esta estar dividido em três capítulos. O primeiro capítulo reflete sobre minha trajetória da formação acadêmica, das contribuições e oportunidades obtidas ao longo do percurso da pedagogia. Em que o curso me ofereceu trabalhos que me engrandeceu em quando pessoa e profissional na área da educação, um campo repleto de desafios, porém de muito aprendizado e satisfação quando alcançamos nossos objetivos frente a educação de crianças e adolescentes na fase do descobrimento do mundo ao seu redor. Este também descreve os motivos que me levou a ingressar no curso de licenciatura em pedagogia, e as dificuldades encontradas ao longo do curso, que fez cada vez mais afirmar o compromisso e o desejo de concluir o curso. O segundo capítulo aborda os desafios e as aprendizagens significativas decorrentes dos estágios supervisionados da educação infantil e ensino fundamental. Descrevendo o quanto foi importante estes momentos, onde houve experiências exitosas de atuar em séries, jamais por me lecionada. Foi de grande aprendizado para minha formação acadêmica, onde fazemos uma ponte entre a teoria e a prática no ensino aprendizagem. Este contempla os frutos da práxis pedagógica que são os conhecimentos, aprendizagens e experiências adquiridas na prática em sala de aula, mas também em momentos de estudo e aprofundamentos de temas, para uma melhor atuação profissional. Reflete sobre a ação reflexão, frutos de indagações do próprio professor sobre sua prática docente, para que através desta, possa constantemente se auto avaliar através dos resultados de sua atuação. No último capítulo descrevo as experiências e transformações na prática pedagógica,onde o planejamento é de essencial importância para a atuação profissional democrática, pois quando se planeja, podemos dizer que prevemos situações que possa ocorrer dentro de sala de aula. E que o mesmo não pode se ausentar na prática do professor, pois é à base do ensino. Neste capitulo abordo o professor como agente social transformador da sociedade, que o mesmo em sua ação democrática pode transformar a sociedade a partir de seu trabalho com os educandos, ensinando-os para serem seres pensantes, críticos e transformadores
das ações por eles diagnosticados como resultados não favoráveis. No último subitem ressalto o professor no processo de formação continua, em que seu aprendizado deve ser continuo, verdadeiro e que possa conferir resultados desta, na aprendizagem dos alunos em sala de aula.
Palavras-chave: Planejamento. Formação Continua de Professores. Práxis Docente.

Abstract:
ABSTRACT
This work is the result of studies and research on the topic Teacher: academic training teaching practice. Where do parallels with some authors who argue and emphasize the training of teachers in a continuous and constant learning, so that, delete the requirements that society imposes. This is divided into three chapters. The first chapter reflects on the trajectory of my academic background, contributions and opportunities obtained during the course of pedagogy. In the course offered me jobs that hath made me as a person and professional in the field of education, a field full of challenges, but much learning and satisfaction when we achieve our goals forward the education of children and adolescents in the discovery phase of the world around you. This also describes the reasons that led me to join the degree course in pedagogy, and the difficulties encountered along the course, which made increasingly affirm commitment and the desire to complete the course.The second chapter discusses the challenges and significant learnings arising from supervised training of early childhood education and elementary education. Describing how important these moments where there was successful experiences of working in series, never taught by me. It was a great learning experience for my education, where we make a bridge between theory and practice in teaching learning. This includes the fruits of pedagogical praxis which are the knowledge, learning and experiences into practice in the classroom, but also in times of study and deepening of themes for better professional performance. Reflects on the reflection action, fruits of teacher questions about his own teaching practice, so that through this, can constantly assess themselves through the results of its operations.In the last chapter I describe the experiences and changes in teaching practice, where planning is essential to the democratic professional practice, as when planning, we can say that we anticipate situations that may occur within the classroom. And the same can not be absent in teacher practice, it is the basis of education. In this chapter I approach the teacher as a social worker transformer of society, that even in its democratic action can transform society from their work with the students, teaching them to be thinking beings, critics and transformers shares diagnosed by them as results not favorable. In the last subsection rebound in the teacher training process continues, as your learning must be continuous, true, and you can check this results in student learning in the classroom
Keywords: Planning.Ongoing Training of Teachers.Teaching Praxis

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Danielle Freires da. PROFESSOR: DA FORMAÇÃO ACADÊMICA A PRÁTICA DOCENTE . 2014. 39 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1