Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A HISTOLOGIA ANIMAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO RECOMENDADOS PELO PNLD/2012, NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autor(es):
Matos, Maria Daniele Vieira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
No espaço escolar, o livro didático é um importante instrumento capaz de auxiliar na prática docente, caracterizando-se como recurso mediador do conhecimento científico para os alunos, embasando, deste modo, a formação intelectual destes. O presente estudo tem como objetivo analisar o conteúdo de histologia animal, em livros didáticos do Ensino Médio, recomendados pelo PNLD/2012, na perspectiva da aprendizagem significativa, observando a quantidade de informações apresentadas e a forma como são abordadas. Os livros foram disponibilizados para pesquisa pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Foi observado o conteúdo no que diz respeito à quantidade, validade e disposição das informações, linguagem e ilustrações. As análises ocorreram em três etapas: 1. Pré-análise; 2. Exploração do Material; 3. Tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa. Os critérios para identificação de conteúdos com base na aprendizagem significativa na análise da obra investigada foram: organizadores prévios; informações cruzadas ligando os conceitos hierarquizados; estímulo à descoberta e uso de mapas de conceitos como técnica de aprendizagem significativa. Foram identificados organizadores prévios nas obras 1 e 2, assim como foram verificados estímulos a descobertas em ambas as obras. Entretanto, não foram encontrados mapas de conceitos, bem como informações cruzadas ligando os conceitos hierarquizados em nenhuma das obras analisadas. Dessa forma, nenhuma das obras didáticas analisadas atenderam completamente aos objetivos pretendidos da pesquisa. Assim, como sugestões para melhoria desses materiais didáticos, estes poderiam trazer mapas conceituais, já que possuem uma estreita relação com a aprendizagem significativa, bem como as informações cruzadas ligando os conceitos hierarquizados nos mapas de conceito, pois estas estratégias revelaram ter um alto potencial para facilitar a negociação, construção e aquisição de significados, melhorando o aprendizado e o fazendo de forma significativa.
Palavras-Chave: Ensino de histologia, livro didático, análise de conteúdo, aprendizagem significativa.

Abstract:
ABSTRACT
At school, the textbook is an important instrument to assist the teaching practice, it is characterized as a mediator of scientific knowledge resource for students, supporting these intellectual formation. The present study analyzes the contents of animal histology, in high school’s textbooks, recommended by PNLD/2012 from the meaningful learning perspective, observing the amount of information presented and the way that the themes were addressed. The Department of Education of the State of Ceará made the books available for this research. The content was observed in relation to quantity, arrangement and validity of information, speech and graphics. The analyzes were conducted in three stages: 1. Pre-analysis; 2. Exploration of the Material; 3. Treatment of results, inference and interpretation. This study is a documentary research with qualitative approach. In the analysis of investigated work, it was used the following criteria for identification of contents based on meaningful learning: Advance organizers; cross-information that links hierarchical concepts; stimulus to the discovery and use of concept maps as a significant learning technique. Advance organizers have been identified in the works 1 and 2, as well as the encouragement to discovery was checked in both works. However, concept maps and cross-information that links concepts hierarchical were not found in any of the analyzed works. Consequently, none of the textbooks analyzed completely complied with the intended objectives of the research. Thus, as suggestions for improvement of these textbooks, these could bring conceptual maps, since they have a close relationship with meaningful learning, as well as cross-information that links hierarchical concepts and maps concepts, as these strategies have demonstrated a high potential for facilitate trading, construction and acquisition of meanings, improving learning and doing the learning in a significantly way.
Keywords: Teaching histology, textbook, content analysis, meaningful learning

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Matos, Maria Daniele Vieira. A HISTOLOGIA ANIMAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO RECOMENDADOS PELO PNLD/2012, NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2014) – Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1