Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MEMÓRIA DE FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: LUTAS, DESAFIOS E CONQUISTAS

Autor(es):
Rocha, Francisco Edivan da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
O presente trabalho consiste em um resgate de memórias que expressa através de uma narrativa autobiográfica, desafios, lutas e conquistas de um educador em busca de uma formação acadêmica. Objetiva apresentar as contribuições do curso de Pedagogia da UAB/UECE para melhoria na prática docente. A metodologia utilizada para realização do Memorial foi o estudo bibliográfico e a observação em sala de aula no estágio supervisionado, possibilitando uma análise crítica da relação teoria-prática. São apresentados os desafios encontrados no percurso de uma longa caminhada de vida pessoal, estudantil e profissional, entrelaçada com os acontecimentos históricos, sociais e culturais. Diante de todas as informações contidas nesse estudo percebe-se que os saberes e conhecimentos adquiridos no Curso de Pedagogia foram significativos para mudanças na prática educativa e para o crescimento profissional. Como complemento da formação acadêmica o estágio supervisionado possibilita a formação de um profissional reflexivo e crítico, abrindo um leque de possibilidades para enriquecimento do processo de ensinar e aprender.
Palavras-chave: História de Vida. Formação Acadêmica. Prática Docente

Abstract:
ABSTRACT
The present work consists in a rescue of memoirs that expressed through an autobiographical narrative, challenges, struggles and achievements of an educator looking for an academic training. Aims to present the contributions of pedagogy of UAB/UECE for improvement in teaching practice. The methodology used for realization of the Memorial was the bibliographical study and observation in classrooms in the supervised internship, providing a critical analysis of the theory-practice relationship. Are presented the challenges encountered in the course of a long walk of life, professional and student staff, intertwined with the historical, social and cultural events. In front of all of the information contained in this study shows that the knowledge and knowledge gained in the course of pedagogy were significant for changes in educational practice and for professional growth. In addition to academic training the supervised internship enables the formation of a professional reflective and critical, opening up a range of possibilities for enrichment of teaching and learning process.
Keywords: life history. Academic Training. Teaching Practice

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Rocha, Francisco Edivan da. MEMÓRIA DE FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: LUTAS, DESAFIOS E CONQUISTAS. 2014. 32 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1