RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da relação entre candidato e
eleitor através das redes sociais durante a eleição para governo do Estado do Ceará no ano de
2014. Evidenciando um novo nicho de desenvolver uma campanha eleitoral através da
Internet, buscou-se entender como os candidatos e sua equipe trabalhou no relacionamento
direto e indireto com os eleitores nas mídias sociais, através de um estudo de suas páginas
pessoais no Facebook, Twitter e Instagram. Não obstante, buscou-se entender como o
Marketing Político e Eleitoral foi aplicado em cada caso. Este estudo é importante ao ponto
que na campanha eleitoral para o cargo de Governador do Estado, todos os concorrentes
possuíam acesso às mídias sociais e, em todos os casos, houve interação direta com o público,
confirmando a nova modalidade de buscar o voto do eleitor sob uma nova ótica que desde
2006 era tendência a crescer, mas se firmou de forma bruta apenas neste ano de 2014.
Palavras-chave: Mídias Sociais. Marketing Político. Eleições 2014. Internet.