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Repositório Institucional - UECE
Título:
RELACIONAMENTO ENTRE CANDIDATO E ELEITOR POR MEIO DAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO DAS ELEIÇÕES 2014

Autor(es):
Bezerra Filho, Antonio Ivan

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da relação entre candidato e
eleitor através das redes sociais durante a eleição para governo do Estado do Ceará no ano de
2014. Evidenciando um novo nicho de desenvolver uma campanha eleitoral através da
Internet, buscou-se entender como os candidatos e sua equipe trabalhou no relacionamento
direto e indireto com os eleitores nas mídias sociais, através de um estudo de suas páginas
pessoais no Facebook, Twitter e Instagram. Não obstante, buscou-se entender como o
Marketing Político e Eleitoral foi aplicado em cada caso. Este estudo é importante ao ponto
que na campanha eleitoral para o cargo de Governador do Estado, todos os concorrentes
possuíam acesso às mídias sociais e, em todos os casos, houve interação direta com o público,
confirmando a nova modalidade de buscar o voto do eleitor sob uma nova ótica que desde
2006 era tendência a crescer, mas se firmou de forma bruta apenas neste ano de 2014.
Palavras-chave: Mídias Sociais. Marketing Político. Eleições 2014. Internet.

Abstract:
ABSTRACT
This study aims to analyze the development of the relationship between candidate and voter
through social networks during the election to the government of the State of Ceará in the
year of 2014. Demonstrating a new niche to develop a campaign via Internet, I sought to
understand how the candidates and their staff worked on the direct and indirect relationship
with the voters on social Medias, through a study of their personal pages on Facebook,
Twitter and Instagram. Nevertheless, I sought to understand how the Political and Electoral
Marketing was applied in each case. This study is important to the point that on the election
campaign for the position of Governor, all competitors had access to social media and, in all
cases, there was direct interaction with the public, confirming the new way to get the vote
from the voters on a new optical that since 2006 was a trend to grow, but has established a
gross basis only on this year of 2014.
Key-words: Social Media. Political Marketing. Elections 2014. Internet.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Bezerra Filho, Antonio Ivan. RELACIONAMENTO ENTRE CANDIDATO E ELEITOR POR MEIO DAS REDES SOCIAIS: UM ESTUDO DAS ELEIÇÕES 2014. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2014) – Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

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