Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UECE: MEMORANDO O PASSADO, TEXTO E CONTEXTO PARA UM NOVO AMANHÃ

Autor(es):
Nascimento, Thaís Oliveira do

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
O objeto de discussão do presente trabalho constitui-se pela escrita de memórias, este é alimentada pelas ações do lembrar e do recordar, das quais, todavia nascem movimentos discursivos que põem em prática a atuação de um individuo que reflete sobre si e sobre seus saberes pessoais e profissionais. A ação do relembrar é visto como uma experiência metodológica de cunho produtivo que proporciona ao pesquisador uma visão ampla acerca dos movimentos do processo da formação identitária. Como referencial teórico recorremos aos trabalhos de: Freire (1980), Nóvoa (1995), Saviani (2008), dentre outros. A atividade foi pautada no ato de escrever, coletar informações voltadas para lembranças de um contexto passado, aliado ao presente, com expectativas para o futuro. Redigir sua própria história é possibilitar um universo de transformações baseados em um novo conceito e o tipo de engajamento que o sujeito cria com o seu próprio eu resultará em um saber profissional que emergirá em um bom professor.
Palavras chave: Memória, Formação identitária, Saberes profissionais

Abstract:
ABSTRACT
The object of discussion of this work is the writing of memories, this is suppliedby the actions of remembering and recall, of which, however born discursivemovements that put into practice the actions of an individual to reflect onthemselves and on their personal knowledge and professionals. The action ofthe mind is seen as a methodological experience of imprint production thatgives the researcher a broad view about the movements of the process ofidentity formation. As the theoretical framework we use the work of: Freire(1980), Nóvoa (1995), Saviani (2008), among others. The activity was based onthe act of writing, collect information focused on memories of a past context,together with the present, with expectations for the future. Write your own storyis make a universe of changes based on a new concept and the type ofengagement that the subject creates with its own I will result in a professionalknowledge that will emerge in a good teacher.
Keywords: Memories. Identitary Training. Professional Knowledge

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Nascimento, Thaís Oliveira do. CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UECE: MEMORANDO O PASSADO, TEXTO E CONTEXTO PARA UM NOVO AMANHÃ . 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2014) – Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 13 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1