MEMORIAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: Os passos de minha caminhada
Autor(es):
Lopes, Cícera Rosana Saraiva
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2014
Resumo:
RESUMO Neste estudo procurou-se trazer algumas reflexões sobre minha trajetória de vida acadêmica, da minha prática como estagiária no curso de Pedagogia, incluindo minhas expectativas, e inquietações, sobre algumas situações no decorrer dos anos. Utilizo das narrativas como instrumento de coleta. Ao narrar fatos vividos e sentidos me permito compreender o meu processo de formação enquanto sujeito cognoscente, sendo atriz principal de minhas próprias aprendizagens. O memorial foi dividido didaticamente em três capítulos: Trajetória de formação, onde procuro resgatar minha busca por uma formação docente e as aprendizagens significativas que adquiri no curso; Experiências mais significativas de práticas educativas, onde trato das vivências didático-pedagógicas vivenciadas nos estágios curriculares; e Construção identitária de professor, onde discuto a profissão professor como construção de vida para mim e os caminhos que ainda pretendo trilhar. Encerro esse memorial trazendo minhas principais conclusões acerca do que foi refletido ao longo de todo o trabalho. Palavras chave: Trajetória de formação; Experiências de práticas educativas; Construção identitária de professor
Abstract:
RESUMÉ Cette étude a essayé de donner quelques réflexions sur mon voyage de la vie universitaire, ma pratique en tant que stagiaire en cours de pédagogie, y compris mes attentes et préoccupations au sujet de certaines situations au fil des ans. Utilisez du récit comme une collection d'outils. En racontant les faits et vécu sens me permettent comprends mon processus de formation tout sujet connaissant et actrice principale dans mon propre apprentissage. Le mémorial a été didactique divisé en trois chapitres: Trajectoire de formation où je tente de racheter ma recherche d'une formation des enseignants et l'apprentissage significatif que j'ai acquis au cours; Expériences les plus significatives de pratiques éducatives où les voies ont vécu des expériences didactiques et pédagogiques des stages; construction de l'identité de l'enseignant et où je discute la profession de la construction en tant que professeur de vie pour moi et les chemins qu'ils ont l'intention de marcher encore. Fermez ce mémorial qui porte mes principales conclusions de ce qui se reflète dans l'ensemble du travail. Mots-clés : Trajectoire de la formation; Les expériences de pratiques éducatives; Construction de l'identité de l'enseignant
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Lopes, Cícera Rosana Saraiva. MEMORIAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: Os passos de minha caminhada
. 2014. 31 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 11 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1