Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MEMORIAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: Os passos de minha caminhada

Autor(es):
Lopes, Cícera Rosana Saraiva

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
Neste estudo procurou-se trazer algumas reflexões sobre minha trajetória de vida
acadêmica, da minha prática como estagiária no curso de Pedagogia, incluindo
minhas expectativas, e inquietações, sobre algumas situações no decorrer dos anos.
Utilizo das narrativas como instrumento de coleta. Ao narrar fatos vividos e sentidos
me permito compreender o meu processo de formação enquanto sujeito
cognoscente, sendo atriz principal de minhas próprias aprendizagens. O memorial
foi dividido didaticamente em três capítulos: Trajetória de formação, onde procuro
resgatar minha busca por uma formação docente e as aprendizagens significativas
que adquiri no curso; Experiências mais significativas de práticas educativas, onde
trato das vivências didático-pedagógicas vivenciadas nos estágios curriculares; e
Construção identitária de professor, onde discuto a profissão professor como
construção de vida para mim e os caminhos que ainda pretendo trilhar. Encerro esse
memorial trazendo minhas principais conclusões acerca do que foi refletido ao longo
de todo o trabalho.
Palavras chave: Trajetória de formação; Experiências de práticas educativas;
Construção identitária de professor

Abstract:
RESUMÉ
Cette étude a essayé de donner quelques réflexions sur mon voyage de la vie
universitaire, ma pratique en tant que stagiaire en cours de pédagogie, y compris
mes attentes et préoccupations au sujet de certaines situations au fil des ans.
Utilisez du récit comme une collection d'outils. En racontant les faits et vécu sens me
permettent comprends mon processus de formation tout sujet connaissant et actrice
principale dans mon propre apprentissage. Le mémorial a été didactique divisé en
trois chapitres: Trajectoire de formation où je tente de racheter ma recherche d'une
formation des enseignants et l'apprentissage significatif que j'ai acquis au cours;
Expériences les plus significatives de pratiques éducatives où les voies ont vécu des
expériences didactiques et pédagogiques des stages; construction de l'identité de
l'enseignant et où je discute la profession de la construction en tant que professeur
de vie pour moi et les chemins qu'ils ont l'intention de marcher encore. Fermez ce
mémorial qui porte mes principales conclusions de ce qui se reflète dans l'ensemble
du travail.
Mots-clés : Trajectoire de la formation; Les expériences de pratiques éducatives;
Construction de l'identité de l'enseignant

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Lopes, Cícera Rosana Saraiva. MEMORIAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: Os passos de minha caminhada . 2014. 31 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 11 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1