Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO PROFESSOR DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E IPERATIVIDADE (TDAH)

Autor(es):
Silva, Natália Luz

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo observar se e como a prática docente favorece a aprendizagem do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em uma sala de 3º ano do ensino fundamental. E afirmando que os alunos diagnosticados com o TDAH percebem o universo da classe, como um ambiente sem graça, e com poucos estímulos, que faz prender cada vez mais dentro dele a energia que tem, dentro de si mesmo, levando a dispersão e a falta de interesse. A pesquisa mostra como os professores do 3° ano do ensino fundamental estão se articulando diante os desafios de ensinar alunos com o TDAH, tornando a sala de aula um ambiente mais atrativo para esses alunos. Observei também se o corpo docente tem formação básica e continuada para ensiná-los e se estão alinhados com o corpo docente do AEE (Atendimento Educacional e Especializado). Este trabalho é resultado de uma pesquisa predominantemente qualitativa, com estudo de caso, realizada em uma escola pública do município de Fortaleza no estado do Ceará. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico para maior conhecimento dos meus sujeitos da pesquisa, e embasamento teórico para os meus capítulos. A pesquisa em campo teve um caráter exploratório e descritivo, através de uma observação não participante. Para coletas de dados utilizei a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os instrumentos utilizados para observação foram um diário de campo feito à lápis em um caderno, registros em fotografias, feitas com a câmera digital e gravações de áudio através do gravador do smartphone. As referências teóricas utilizadas, foram a partir de estudiosos sobre o TDAH, como Barkley (2000), DuPaul e Stoner (2007), Benczik (2002) e Alencar (2006). Partindo da análise e resultados dessa pesquisa, o aprendizado do aluno diagnosticado com TDAH não vem sendo contemplado com técnicas e estratégias específicas para facilitar seu aprendizado e promover sua melhora acadêmica.
Palavras-chave: TDAH. Educação Inclusiva. AEE. Educação Especial.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Natália Luz. ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO PROFESSOR DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E IPERATIVIDADE (TDAH). 2014. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2014) – Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1