Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
TRAJETÓRIA DOS SABERES E FAZERES NA FORMAÇÃO: ACADÊMICA, PROFISSIONAL E PESSOAL

Autor(es):
Cunha, Lucia de Fátima Baia da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
O presente memorial objetiva narrar minha trajetória no curso de pedagogia traçando todo um percurso durante esses quatro anos de construção do conhecimento, em que tive a oportunidade de aliar a teoria aprendida no curso à prática do cotidiano na busca do aprendizado e na melhoria de minha construção docente. Através do mesmo, pude resgatar todo o trajeto trilhado destacando meus anseios e superações. Foi o momento da socialização de saberes em que pude extrair soluções para as aceitáveis falhas e adicionar as melhorias em minha metodologia de forma a aprimorar a cada dia minha formação profissional. É um período em que paramos para refletir sobre o caminho que vimos trilhando na direção tanto da nossa realização profissional quanto da nossa contribuição, no campo, educacional e social. Assim, relato a minha trajetória de vida pessoal e profissional, as marcas, atitudes, experiências, concepções, emoções, dilemas, contradições, saberes, teoria e prática; cada elemento que se fez presente ao longo desse trajeto percorrido com muito entusiasmo e dedicação. Mostro minhas concepções adquiridas no âmbito escolar, os percalços que encontrei no início da profissão: a desmotivação diante o primeiro obstáculo, a força para superar e o desejo de seguir. Percebo o quanto a formação inicial requer comprometimento, postura e reflexão. E quanto preciso aprender para ser um bom profissional. Deste modo, abordo a construção de minha formação inicial que se deu através do curso de pedagogia, onde o mesmo abriu as portas para o ingresso no campo educacional. Percebi através do estágio o quanto o professor deve refletir sua pratica docente, sendo um profissional dinâmico e flexível buscando diariamente compreender cada criança e sua dimensão social. O profissional da educação está sempre em constante aprendizado, estudando, pesquisando reconstruindo sua pratica e aperfeiçoando as novas teorias, sendo um ser capaz de concretizar seus saberes através dos estudos e das experiências adquiridas no cotidiano escolar. Aqui apresento meu esforço para a conclusão do curso e quanto ele foi essencial para a construção da minha identidade profissional e social. No entanto, busco aperfeiçoar todo o aprendizado adquirido no curso como um alicerce para a construção de novos saberes e a consolidação de um novo caminho a ser trilhado, agora com o currículo cheio de grandes experiências sabedoria e competência.
Palavras-chave: Trajetória. Saberes. Experiência.

Abstract:
ABSTRACT
This memorial aims to narrate my trajectory in the Pedagogy course by tracing all the way during those four years of construction of knowledge, where I had the opportunity of linking the theory learned in the course to daily practice in the search of learning and in the improvement of my teaching construction. Through this work, I could recall all the way traced highlighting my fears and over comings. It was the moment of socialization of knowledge where I could extract solutions to the acceptable failures and add improvements to my methodology in order to upgrade my vocational training every day. It is a period that we stop and think about the path that we saw being traced both in the direction of our professional realization as our contribution in the educational and social field. So, I report my personal and professional life trajectory, marks, attitudes, experiences, conceptions, emotions, dilemmas, contradictions, knowledge, theory and practice; each element that was present along this path completed with dedication and enthusiasm. I show my conceptions acquired in the school environment, the problems I've found at the beginning of the profession: the demotivation before the first obstacle, the strength to overcome and the will to move on. I realize how much the initial training requires commitment, discipline and reflection. And how much I need to learn in order to be a good professional. Thus, I address the construction of my initial training that occurred through the Pedagogy course that opened doors to the admission in the educational field. I realized through the internship how much the teacher has to reflect about his/her teaching practice in order to be a dynamic and flexible professional, daily searching to comprehend each children in his/her social dimension. The education professional is always in constant learning, studying, searching, rebuilding his/her practice and improving the new theories, being a person able to achieve his/her knowledge through the studies and experiences acquired in the school routine. Here, I present my effort to the conclusion of the course and how much it was essential to the construction of my professional and social identity. However, I seek to improve all the learning acquired in the course as a basis to the construction of new knowledge and the consolidation of a new path to be walked, now with knowledge curriculum full of great experiences, wisdom and competence.
Keywords: Trajectory. Knowledge. Experience.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Cunha, Lucia de Fátima Baia da. TRAJETÓRIA DOS SABERES E FAZERES NA FORMAÇÃO: ACADÊMICA, PROFISSIONAL E PESSOAL. 2014. 45 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1