O QUE O DOCUMENTO INSTITUCIONAL UECE EM NÚMEROS
APRESENTA SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA
Autor(es):
Hollanda, Renata Sampaio de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2014
Resumo:
RESUMO Os cursos de Pedagogia assim como os cursos de formação docente foram instituídos no Brasil buscando a qualidade dos profissionais do magistério, aos poucos, surgem reformas educacionais e reorganizações curriculares no que se refere aos cursos de licenciatura, em especial o curso de Pedagogia, das quais são as orientadoras da formação para professores. Considerando a expansão universitária com ênfase nos anos 2000, da qual proporciona maiores possibilidades de acesso ao ensino superior, repercute diretamente no quantitativo de discentes na Licenciatura em Pedagogia. Mediante isso, o presente estudo propõe-se descrever o processo de constituição do curso de Licenciatura em Pedagogia no Brasil e da UECE. O trabalho objetiva compreender a constituição e o desenvolvimento do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará considerando o documento institucional UECE em Números. A demarcação temporal estabelecida para esta investigação corresponde ao período dos anos de 2000 - 20013. Essa pesquisa de caráter bibliográfico e documental baseou-se nas obras de Brzezinski (1996); Freitas (2009); Saviani (2008), Silva (1999), dentre outros. Obtemos como resultado o processo de constituição do curso de Pedagogia no Brasil e da Universidade Estadual do Ceará, consoante ao documento institucional UECE em Números quanto. Constatamos que a formação do Curso de Pedagogia é resultado da necessidade de formar profissionais de educação condizente com a estrutura econômica da época no Brasil e no Ceará, no qual hoje também segue o processo de orientação política e econômica da atualidade, apresentando modificações quanto o decurso da trajetória formativa dos pedagogos. Palavras-chave: Curso de Pedagogia. UECE em Números. Formação do pedagogo.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Hollanda, Renata Sampaio de. O QUE O DOCUMENTO INSTITUCIONAL UECE EM NÚMEROS
APRESENTA SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2014) – Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 26 de janeiro de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1