Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O QUE O DOCUMENTO INSTITUCIONAL UECE EM NÚMEROS APRESENTA SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA

Autor(es):
Hollanda, Renata Sampaio de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
Os cursos de Pedagogia assim como os cursos de formação docente foram
instituídos no Brasil buscando a qualidade dos profissionais do magistério, aos
poucos, surgem reformas educacionais e reorganizações curriculares no que se
refere aos cursos de licenciatura, em especial o curso de Pedagogia, das quais são
as orientadoras da formação para professores. Considerando a expansão
universitária com ênfase nos anos 2000, da qual proporciona maiores possibilidades
de acesso ao ensino superior, repercute diretamente no quantitativo de discentes na
Licenciatura em Pedagogia. Mediante isso, o presente estudo propõe-se descrever
o processo de constituição do curso de Licenciatura em Pedagogia no Brasil e da
UECE. O trabalho objetiva compreender a constituição e o desenvolvimento do
Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará
considerando o documento institucional UECE em Números. A demarcação
temporal estabelecida para esta investigação corresponde ao período dos anos de
2000 - 20013. Essa pesquisa de caráter bibliográfico e documental baseou-se nas
obras de Brzezinski (1996); Freitas (2009); Saviani (2008), Silva (1999), dentre
outros. Obtemos como resultado o processo de constituição do curso de Pedagogia
no Brasil e da Universidade Estadual do Ceará, consoante ao documento
institucional UECE em Números quanto. Constatamos que a formação do Curso de
Pedagogia é resultado da necessidade de formar profissionais de educação
condizente com a estrutura econômica da época no Brasil e no Ceará, no qual hoje
também segue o processo de orientação política e econômica da atualidade,
apresentando modificações quanto o decurso da trajetória formativa dos pedagogos.
Palavras-chave: Curso de Pedagogia. UECE em Números. Formação do pedagogo.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Hollanda, Renata Sampaio de. O QUE O DOCUMENTO INSTITUCIONAL UECE EM NÚMEROS APRESENTA SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2014) – Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 26 de janeiro de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1