Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO ESPECIAL: INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO

Autor(es):
Silva, Maria de Lourdes Ribeiro da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
Esse trabalho traz como objetivo principal é a conclusão do meu curso através da elaboração do memorial, onde relato a minha vida acadêmica e como pude construir melhor a minha carreira como profissional da educação. O curso de pedagogia foi uma ferramenta construtora dos meus conhecimentos, nela aprimorei meus estímulos como o aperfeiçoamento do meu comportamento em grupo. A pedagogia me mostrou como é realmente o papel do professor em sala de aula, conhecendo todos os aspectos tanto os pedagógicos, como os financeiros e físicos, assim me qualifiquei com qualidade para exercer a educação. Adquiri experiências com o curso como a qualificação e como se dá na realidade o funcionamento da educação no âmbito brasileiro, através das aulas ministradas pelos nossos professores que são altamente qualificados e exemplos para nossa carreira. A disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica foi de tamanha importância, pois com ela conheci como ocorrem os processos educacionais na realidade. Trago nesse trabalho minhas experiências vivenciadas como professora na rede municipal de ensino na área da educação especial. Através dele conheceremos a grande realidade do contexto de inclusão dessas crianças no campo educacional com as adaptações necessárias para a melhoria do ensino dos mesmos. Esse ensino nos mostra como é importante à participação da família na construção desses seres, juntamente com a escola e a comunidade faremos a grande diferença. Veremos como os jogos e brincadeiras são importantes para essa modalidade de ensino, onde os alunos usam a coordenação motora e percepção das coisas.
Palavras-chaves: Pedagogia. Formação. Licenciatura. Educação Especial. Experiência.

Abstract:
ABSTRACT
This work come like main objective the conclusion of my course through the elaboration of the memories text, which I relate my academic life and as I could construct better my career as education professional. The pedagogy course was a constructor tool of the my knowledge, in this I perfected my stimulus as the improvement of the my behave in group. The pedagogy showed me as is really the function of the teacher in the classroom, knowing all the aspects as the pedagogical as the financials and physicals, like this I qualified me with quality to execute the education. I obtained my experience with the course as a qualification and as happens in the reality the functionement of the education in the Brazilian ambit, through provided classes by our teachers who are highly qualificated and examples to air career. The discipline pesquisa e prática pedagógica (Pedagogical Research and Practice) was very important, because of it, I knew how the educational processes happen in the reality. I bring in this work my lived experiences as teacher in the municipal sister of teaching in the special educational area. Through it, we will know the big reality of the inclusion context of these children (students) in the educational area with the necessary adaptations to the better teaching of themselves. This teaching shows us how is important the participation of the family in the construction of this beings, together with the school and the community, we will make a big difference. We will see how games and funs are important to this modality of teaching which the students use the engineer coordination and things perception.
Keywords: Pedagogy. Formation. Licentiature. Special Education. Experience.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Maria de Lourdes Ribeiro da. EDUCAÇÃO ESPECIAL: INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO. 2014. 37 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1