EU COMO PROFESSORA IMERSA EM MINHAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
Autor(es):
Oliveira, Ângela Maria Souza
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2014
Resumo:
RESUMO Esse memorial visa ressaltar fatos marcantes da minha trajetória de vida profissional, abordando acontecimentos relevantes durante a formação acadêmica. O memorial foi elaborado narrando os principais registros de minha memória, reportando as experiências passadas e presentes, desde o ingresso no curso de pedagogia. Trata-se de um estudo fundamentado teoricamente e uma prática através dos estágios supervisionados que serviram de reflexão e de análise crítica primordial ao aperfeiçoamento do ensino aprendizagem. Contudo, destaca a importância em trabalhar com crianças e adolescentes, observando e ajudando-os na construção do desenvolvimento. Não deixando de considerar todo aporte teórico que fortaleceu a minha constituição identitária, assim como as contribuições dos educadores que tive, que foi essencial para repensar a didática em sala de aula. Após este curso, considero-me uma pessoa melhor, mais sensível, com uma visão diferente para as diversas questões que competem a uma sala de aula; principalmente quando se trata de diversidades, de pluralidade e diferenças, já que, antes, não compreendia precisamente, no sentido real, como um educador poderia trabalhar com a educação quando envolvia o lúdico e a afetividade. Palavras-chave: Vida profissional. Acadêmica. Constituição identitária.
Abstract:
ABSTRACT This memorial highlights milestones of my journey as a professional, addressing relevant events during the academic training. This work was done narrating the main records of my memory, reporting to the past and present experiences, from entry into pedagogy course. It is a theoretical study, based on a reflection on the practice through supervised internships that served as reflection and critical analysis essential to improving school learning. Also highlights the importance of working with children and adolescents, observing and helping them in their development process. A theoretical contribution well as the contributions of educators in this journey was considered. Teachers that were essential for me to rethink the way of teaching in the classroom. After this course, I consider to be a better person, more sensitive, with a different vision for the various classroom issues, especially when it talks about diversity, plurality and social differences. Today I can understand the importance of working playfulness and affection in the educational process. Keywords: Memorial. Pedagogy. Identity.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Oliveira, Ângela Maria Souza. EU COMO PROFESSORA IMERSA EM MINHAS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS. 2014. 39 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1