Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: ENTRE DESAFIOS E LIMITES.

Autor(es):
Pires, Valdiléia da Silva

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
RESUMO
A presente pesquisa apresenta uma reflexão acerca da avaliação da aprendizagem que é realizada atualmente nas escolas, buscando fazer uma relação entre o que é proposto na teoria e o que se faz presente na prática do cotidiano escolar. O objetivo desse estudo é analisar possíveis controvérsias entre o discurso e a prática educativa e perceber a existência de uma relação da avaliação com os reflexos da estrutura social historicamente construída, a fim de contribuir para que os professores repensem sua prática para que possam estar cientes dos obstáculos que interferem nesse processo e que a avaliação auxilie a efetivação da aprendizagem dos alunos. Para realização desse trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica, na qual nos apoiamos nas pesquisas realizadas por estudiosos dessa temática, como Luckesi (2011), Hoffman (2013), Esteban (2002) e Tonet (2012), houve também a aplicação de um questionário com perguntas estruturadas, este foi respondido por cinco professores, cada um leciona uma série distinta do fundamental I. A pesquisa de campo contribuiu significativamente para fazer uma análise das atuais práticas avaliativas e seu distanciamento em relação ao que é proposto pela teoria, a qual deveria fundamentar a ação dos professores. Assim conclui-se que a avaliação ainda está centrada na utilização de provas escritas e atribuição de notas, tornando-se um processo que seleciona e classifica os alunos. E essa prática continuará se perpetuando enquanto os professores não se apropriarem de conhecimentos teóricos que lhe deem os suportes necessários para uma possível mudança de paradigma.
Palavras chaves: Avaliação, Aprendizagem, Relação teoria-prática.

Abstract:
ABSTRACT
This research presents a reflection about learning evaluation which is held currently in schools, seeking to make an analysis of the relationship between what is proposed in theory and what is present in everyday school practice. The aim of this study is to analyze possible controversies between the speech and the educational practice and realize the existence of a relationship of the evaluation with the reflections of historically built social structure, in order to contribute for teachers rethink their practice so that they can be aware of the obstacles that interfere in this process and that the assessment to assist the completion of the students ' learning. For realization of this work was made a bibliographical research and the application of a questionnaire with structured questions, this was answered by five teachers, each teaching a distinct series of the fundamental I. Field research has contributed significantly to make an analysis of the current evaluative practices and his distancing from what is proposed by the theory, which should justify the action of teachers. So it appears that the assessment is still centered on the use of written tests and assignment of notes, becoming a process that selects and sorts students. And this practice will continue if perpetuating while teachers don't take ownership of theoretical knowledge that give him the props needed for a possible paradigm shift.
Key words: Evaluation. Learning. Theory-practice relationship.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Pires, Valdiléia da Silva. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: ENTRE DESAFIOS E LIMITES.. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2014) – Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 20 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1