RESUMO
Esta monografia utiliza a análise dos ambientes internos e externos para a
elaboração de um plano estratégico para dois mercadinhos do bairro da Aldeota da
cidade de Fortaleza - CE. Foi utilizado um questionário de pesquisa para
levantamento de dados que permitiram elaborar o perfil dos consumidores que
frequentam os pequenos supermercados Fazendinha e Mercadinho X. A pesquisa
foi realizada em forma de questionário semiestruturado aplicados a 30 clientes de
cada mercadinho entre os dias 10 e 31 de Outubro de 2013. Com base nessa
pesquisa foram realizados planos de ação destes tais pequenos supermercados
com o intuito de aumentar a lucratividade com base nas potencialidades
encontradas a partir de relatos dos clientes. De forma secundária, realizou-se uma
coleta de informações a respeito da evolução histórica do mercado varejista no
Brasil, com foco nos segmentos de mercadinhos varejistas. Dificuldades financeiras
dos gestores, problemas na fidelização dos clientes, deficiência no atendimento
ocasionado pelos funcionários foram os principais pontos encontrados e observados
na pesquisa. Ao final, pode-se perceber que apesar de estarem localizados na
mesma região, existe diferença na estruturação, na forma de atendimento, nos
serviços e nos clientes dos mercadinhos pesquisados. Com a realização de um
planejamento estratégico, base dessa pesquisa, todos poderão aproveitar suas
potencialidades para crescer e se manterem competitivos na região.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Pequeno Supermercado, Analise de
Ambientes.