Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Planejamento estratégico como ferramenta na tomada de decisões para pequenos supermercados: estudo de caso de dois pequeno supermercados em Fortaleza-CE.

Autor(es):
Bastos, Diego da Silva

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
RESUMO
Esta monografia utiliza a análise dos ambientes internos e externos para a
elaboração de um plano estratégico para dois mercadinhos do bairro da Aldeota da
cidade de Fortaleza - CE. Foi utilizado um questionário de pesquisa para
levantamento de dados que permitiram elaborar o perfil dos consumidores que
frequentam os pequenos supermercados Fazendinha e Mercadinho X. A pesquisa
foi realizada em forma de questionário semiestruturado aplicados a 30 clientes de
cada mercadinho entre os dias 10 e 31 de Outubro de 2013. Com base nessa
pesquisa foram realizados planos de ação destes tais pequenos supermercados
com o intuito de aumentar a lucratividade com base nas potencialidades
encontradas a partir de relatos dos clientes. De forma secundária, realizou-se uma
coleta de informações a respeito da evolução histórica do mercado varejista no
Brasil, com foco nos segmentos de mercadinhos varejistas. Dificuldades financeiras
dos gestores, problemas na fidelização dos clientes, deficiência no atendimento
ocasionado pelos funcionários foram os principais pontos encontrados e observados
na pesquisa. Ao final, pode-se perceber que apesar de estarem localizados na
mesma região, existe diferença na estruturação, na forma de atendimento, nos
serviços e nos clientes dos mercadinhos pesquisados. Com a realização de um
planejamento estratégico, base dessa pesquisa, todos poderão aproveitar suas
potencialidades para crescer e se manterem competitivos na região.
Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Pequeno Supermercado, Analise de
Ambientes.

Abstract:
ABSTRACT
This monograph uses the analysis of internal and external environments for the
development of a strategic plan for three grocery stores in the neighborhood of the
Aldeota of Fortaleza - CE. A questionnaire was used to survey research data that
permitted the profile of consumers who frequent the grocery Little Farm and Litte
Market X. The research was conducted in the form of semi-structured questionnaire
applied to 30 clients each shop between 10 and 31 October 2013. Based on this
research were performed these action plans such small markets with the aim of
increasing profitability based on the potential found from customer accounts.
Secondarily, held a collection of information about the historical evolution of the retail
market in Brazil, focusing on segments of grocery retailers. Financial difficulties of
managers, customer loyalty problems, caused by deficiency in service employees
were the main points found and observed in the survey. At the end, we can see that
despite being located in the same region, there is a great difference in the structure,
in the form of care, services and customers in the grocery surveyed. With the
completion of a strategic plan, based on this research, everyone can take advantage
of their potential to grow and remain competitive in the region.
Keywords: Strategic Planning, Little Market, Analysis Environments.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Bastos, Diego da Silva. Planejamento estratégico como ferramenta na tomada de decisões para pequenos supermercados: estudo de caso de dois pequeno supermercados em Fortaleza-CE.. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2013) – Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1