Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Ensino de física em Maranguape/CE: concepções dos alunos do 3º ano

Autor(es):
Dias, Francisco Alexandre dos Santos

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
RESUMO
Neste estudo foi realizada uma investigação sobre as opiniões dos alunos do ensino médio de duas escolas públicas, Colégio Estadual Anchieta e CAIC Senador Carlos Jereissati, e uma particular, Colégio São José, da rede de ensino de Maranguape/CE, com objetivo de conhecer melhor as práticas pedagógicas, o aprendizado dos alunos e a importância dos conteúdos da disciplina de Física no ambiente escolar, bem como coletar maiores informações para auxiliar os docentes no aprimoramento de suas práticas pedagógicas. Com este intuito, realizou-se uma pesquisa através da aplicação de um questionário sobre o conteúdo e práticas de ensino de Física adotado nessas escolas, com uma amostragem de 30 alunos do ensino médio. Com a análise e a interpretação das informações obtidas nesse questionário, foi possível compreender melhor as diferentes maneiras e tendências pedagógicas praticadas nessa disciplina. Os resultados encontrados mostraram que o ensino de Física nessas escolas, apesar de sofrido uma reforma curricular recente, não resultou na melhoria do ensino aprendizado. Os alunos continuam a não gostar da disciplina de Física e a não entendê-la, bem como continuam a relacionar à aprendizagem do conteúdo somente a aprendizagem dos cálculos matemáticos. Também alegam como um dos fatores para o baixo aprendizado a dificuldade em compreender as explicações dos professores, apesar de apontarem a relevância da matéria. Os alunos ainda não conseguem entender e relacionar o conteúdo estudado em sala de aula com os fenômenos físicos percebidos no cotidiano. Dessa forma, ainda é necessário aprimorar as práticas pedagógicas nessas escolas para que os alunos possam ter maior interesse para compreender o conteúdo de Física.
Palavras - chave: Física, Ensino Médio, Práticas Pedagógicas, Aprendizado.

Abstract:
ABSTRACT
In present study, an investigation was done about opinions of the high-school students of two public schools, Anchieta Estadual School, Senador Carlos Jereissati School (CAIC) and, a private, São José School; all of them belong to the education system of Maranguape-CE. That analysis was performed with the objective to know better the pedagogical practices, the learning of the students and the importance of the contents of the discipline of Physics in the school ambient; also, through more information‟s, to assist docents in improvement of their pedagogical practices. With this intention, a research was accomplished by the application of a questionnaire about the content and the teaching practices of Physics applied in those schools, with the sampling of thirty high-school students. With the analysis and the interpretation of the information‟s obtained in that questionnaire, it was possible to comprehend the different forms and pedagogical inclinations applied in this discipline. The found results showed that the teaching Physics in those schools, although there was a recent curricular reform, there was not melioration in the teaching and the learning. The students continued to dislike the discipline of Physics and do not understand it; also, they continued relation ting the learning of the content only to the knowledge of mathematical calculus. Likewise, they asserted that one of the reasons to the small performance is the difficulty in understanding the explications of the teachers, even though the pupils recognized the relevancy of the matter. The students cannot understand and relation ate the content studied with physical phenomenon‟s perceived in every day. Therefore, it is still necessary to improve the pedagogical practices in those schools to that the students can have interest to understand the content of Physics.
Keywords: Physics, high school, pedagogical practices,Learning.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Dias, Francisco Alexandre dos Santos. Ensino de física em Maranguape/CE: concepções dos alunos do 3º ano. 2013. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2013) – Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1