Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Calor e temperatura - Concepções alternativas dos alunos do ensino médio

Autor(es):
Pereira, Bruno Calixto

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
RESUMO
Esta pesquisa de monografia apresenta as concepçõessobre calor e temperatura
dos estudantes de uma turma do primeiro ano do ensino médio do Colégio Padre
João Piamarta – Montese, localizada em Fortaleza, Ceará. Estas concepções, assim
como todos os dados retirados para a análise deste estudo foram retiradas
baseados em um questionário, que contem 5 questões básicas que envolvem o
cotidiano dos alunos. Esta pesquisa teve um embasamento teórico nas revisões
bibliográficas de vários autores relacionados à área da educação, com o foco em
concepções alternativas que são um grande embate para professores do campo de
ensino de ciências. Analisando a compreensão dos estudantes foi possível perceber
que eles utilizavam os termos calor e temperatura de uma forma alterada ou
confusa, trocando os sentidos dos termos. Os resultados demostraram que os alunos
possuem problemas na intepretação de conteúdos e adaptação do conhecimento
científico com os conhecimentos alternativos, proporcionando uma má
compreensão e ainda correlacionando uma resposta incorreta ou parcialmente
correta pelo víeis dos métodos de ensino utilizado atualmente.
Palavras chave:Concepções Alternativas, Calor, Temperatura, ensino de Ciências

Abstract:
ABSTRACT
This research dissertation presents the concepts of heat and temperature of a group of
students in a class of first year high school at ColégioPiamartaMontese in Fortaleza,
Ceará, Brazil. These concepts, as well as all data taken for the analysis of this study
were based on a questionnaire, which contains 5 key issues related to the of students’
daily lives. This research had a theoretical basis in the literature reviews of various authors
related to the area of education with a focus on alternative conceptions that are a
big clash for teachers of science teaching area. Analyzing students' understanding it was
revealed that they used the terms heat and temperature in a modified or confused form,
changing the meaning of the terms. The results showed that students have problems in
the interpretation of contents and adaptation of scientific knowledge with the alternative,
providing a poor understanding and further correlating an incorrect answer or partially
correct by the propensity teaching methods currently used.
Keywords: Alternative conceptions, Heat, Temperature, Science education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Pereira, Bruno Calixto. Calor e temperatura - Concepções alternativas dos alunos do ensino médio. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2013) – Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1