Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura.

Autor(es):
Mendonça, Erlon Coelho

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
RESUMO
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma desordem caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade que acomete principalmente crianças em idade pré-escolar, porém seus sintomas são percebidos geralmente após a criança ingressar na escola. Com a finalidade de proporcionar ao leitor uma atualização acerca do assunto, o presente estudo caracteriza-se como revisão de literatura que reúne informações em relação ao quadro clínico, epidemiologia, etiologia, diagnóstico, comorbidades e tratamento do TDAH. Foi realizado uma busca nos bancos de dados SciELO, LILACS e MEDLINE, com os descritores “TDAH”, “déficit de atenção” e “hiperatividade”, restringindo a busca aos artigos publicados entre 2008 e 2013. O quadro clínico do transtorno caracteriza-se por um alto grau de distraibilidade do paciente aos pequenos estímulos, gerando dificuldade em manter o foco em determinada atividade; agitação psicomotora excessiva; dificuldade de ponderar as consequências de suas ações, agindo quase que instantaneamente em resposta a um estímulo. Os achados na literatura indicam prevalência estimada em torno de cinco por cento entre crianças em idade escolar, sendo que os sintomas podem perdurar ao longo da vida do indivíduo até a idade adulta, acarretando sérios prejuízos, como baixa autoestima e tendência ao uso de substâncias psicoativas. É um transtorno de etiologia multifatorial, tendo sua gênese influências ambientais, genéticas, neurofisiológicas e neurobiológicas. Para o diagnóstico da doença existem critérios diagnósticos estabelecidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 4ª edição (DSM IV). O transtorno opositivo desafiador e o transtorno de conduta figuram entre as principais comorbidades do TDAH. O tratamento baseia-se fundamentalmente no uso de psicoestimulantes, como o metilfenidato, e na instituição de uma psicoterapia específica para trabalhar questões como relacionamentos interpessoais e capacidades executivas.
Palavras-chave: TDAH; Desatenção; Hiperatividade; Impulsividade.

Abstract:
ABSTRACT Disorder Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a disorder characterized by inattention, hyperactivity and impulsivity that affects mainly children in preschool age, but their symptoms are usually perceived after the child entering school. Aiming to provide the reader with an update on the subject, this study is characterized as a literature review that gathers information regarding the clinical presentation, epidemiology, etiology, diagnosis, comorbidities and treatment of ADHD. A survey in the databases SciELO, LILACS and MEDLINE , was conducted, using the keywords "ADHD", "attention deficit" and "hyperactivity" , restricting the search to articles published between 2008 and 2013. The disorder’s clinical presentation is characterized by a high degree of distractibility to small stimuli, causing difficulty in maintaining focus on a particular activity; excessive psychomotor restlessness; difficulty in considering the consequences of their actions, acting almost instantaneously in response to a stimulus. The findings in the literature indicate estimated prevalence of approximately five per cent among children of school age, and the symptoms can last throughout an individual's life into adulthood, causing serious damages such as low self-esteem and tendency to psychoactive substance use. It is a multifactorial disorder, having in its genesis environmental, genetic, neurophysiological and neurobiological influences. For the diagnosis of the disease, there are established diagnostic criteria in the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - 4th edition (DSM IV). Oppositional defiant disorder and conduct disorder take place among the major comorbidities of ADHD. The treatment of ADHD is mainly based on the use of psychostimulants, such as methylphenidate, and the establishment of a specific psychotherapy to work issues such as interpersonal relationships and executive capacities.
Keywords: ADHD; Attention Deficit; Hyperactivity; Impulsivity.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Mendonça, Erlon Coelho. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão de literatura.. 2013. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2013) – Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1