Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Histórias em quadrinhos como recurso didático na alfabetização de crianças

Autor(es):
Lima, Francisco Renato da Rocha

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
A pesquisa tematiza as histórias em quadrinhos como recurso didático na alfabetização de crianças e como incentivo à leitura para crianças nas séries iniciais do ensino fundamental. Há, geralmente, por parte de algumas crianças, em suas primeiras jornadas de aprendizagem, dificuldades e muitas vezes falta de interesse no aprendizado da leitura e da escrita, porém, com as histórias em quadrinhos, com seus personagens atuando e divertindo as crianças, o gosto em seus estudos pode ser melhor desenvolvido. Seria uma maneira prazerosa de aprendizagem para as crianças, em seus primeiros contatos com as letras, tornando um meio facilitador e uma das formas essenciais, atraindo o seu interesse para o aprendizado da leitura e da escrita. Atualmente, as histórias em quadrinhos são divulgadas em vários meios de comunicação, como também em campanhas solidárias, o que, de fato possibilita as crianças explorarem ao máximo esse rico material, que ainda sofre preconceitos da sociedade, apesar de conter expressivo valor didático. A metodologia possui caráter investigativo, através de uma pesquisa de cunho qualitativo, com métodos estratégicos de levantamentos bibliográficos e leituras de revistas em quadrinhos. Considera-se os diferentes aspectos formados com a constatação e relacionamento com o contexto geral, sobre os meios que os rodeiam, através de observações e aprofundamentos de leituras e pesquisas sobre fatos que os envolvem de exploração e análise, se esse recurso seria um método eficaz, viável, para o aprendizado da leitura e escrita para a formação humana dos sujeitos como seres construtores e pensantes de seus próprios atos.
Palavras Chaves: Quadrinhos - história, Alfabetização, Recurso Didático.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Lima, Francisco Renato da Rocha. Histórias em quadrinhos como recurso didático na alfabetização de crianças. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2014) – Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1