Esta pesquisa teve como interesse investigar as transformações que estão ocorrendo na cidade
de Iguatu a partir do consumo de bens e serviços, e em particular, os ofertados pelas
instituições de Ensino Superior. Este recorte se justifica pelo fato destas instituições estarem
na esfera dos serviços especializados, não estando, assim, presente em todo o território
cearense, isto porque o critério de localização dessas instituições considera
fundamentalmente, além da demanda, a centralidade exercida ela cidade. Nesse sentido
objetivamos compreender o papel de Iguatu como cidade média em relação à prestação de
serviços educacionais de ensino superior, buscando-se entender a relação entre infraestruturas
presentes no território e o papel dos fluxos e fixos na articulação do espaço regional. Optou-se
pela pesquisa quanti-qualitativa, fazendo-se uso de entrevistas, questionários e dados
secundários disponibilizados por órgãos governamentais. Assim, com base em nossa revisão
de literatura e nas informações obtidas em campo, observou-se que as instalações das
instituições de ensino superior, proporcionaram impactos territoriais significativos em Iguatu.
A presença desses agentes significou a inserção de uma nova e importante variável na
dinâmica econômica e social local/regional criando novas possibilidades de ação, produção e
realização ao lugar em que se encontra fixada e, portanto, podendo ser considerada como um
verdadeiro recurso local.
Palavras-chave: Ensino superior, Centralidade urbana, fluxos, mobilidade.