Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Ensino superior e centralidade urbana: um estudo de Iguatu – CE

Autor(es):
Alencar, João Vitor Oliveira de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2011

Resumo:
Esta pesquisa teve como interesse investigar as transformações que estão ocorrendo na cidade
de Iguatu a partir do consumo de bens e serviços, e em particular, os ofertados pelas
instituições de Ensino Superior. Este recorte se justifica pelo fato destas instituições estarem
na esfera dos serviços especializados, não estando, assim, presente em todo o território
cearense, isto porque o critério de localização dessas instituições considera
fundamentalmente, além da demanda, a centralidade exercida ela cidade. Nesse sentido
objetivamos compreender o papel de Iguatu como cidade média em relação à prestação de
serviços educacionais de ensino superior, buscando-se entender a relação entre infraestruturas
presentes no território e o papel dos fluxos e fixos na articulação do espaço regional. Optou-se
pela pesquisa quanti-qualitativa, fazendo-se uso de entrevistas, questionários e dados
secundários disponibilizados por órgãos governamentais. Assim, com base em nossa revisão
de literatura e nas informações obtidas em campo, observou-se que as instalações das
instituições de ensino superior, proporcionaram impactos territoriais significativos em Iguatu.
A presença desses agentes significou a inserção de uma nova e importante variável na
dinâmica econômica e social local/regional criando novas possibilidades de ação, produção e
realização ao lugar em que se encontra fixada e, portanto, podendo ser considerada como um
verdadeiro recurso local.
Palavras-chave: Ensino superior, Centralidade urbana, fluxos, mobilidade.

Abstract:
The interest this research was to investigate the transformations that are happening in the city
of Iguatu based on the consumption of goods and services, and in particular the offered by
institutions of higher education. This selection is justified by the fact that these institutions are
in the sphere of specialized services, thus not being present throughout the territory of Ceará,
this because the criterion for the location of these institutions considers fundamentally beyond
the demand, the centrality exerted by city. In this sense we aimed to understand the role of
Iguatu as average city in relation to the provision of educational services of higher learning,
seeking to understand the relationship between infrastructure on the territory and the role of
flows and fixed in the articulation of regional space. We opted for the quantitative and
qualitative research, making use of interviews, questionnaires and secondary data provided by
government agencies. Thus, based on our review of the literature and information obtained on
our fieldwork, we observed that the facilities of higher education institutions, provided
significant territorial impacts Iguatu. The presence of these agents has meant the insertion of a
new and important variable in the local economic and social dynamics / regional creating new
possibilities of activity, production and direction to where been fixed in respect and therefore
can be regarded as a true local resource.
Keywords: Higher Education, Urban Centralization, flows, mobility.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Alencar, João Vitor Oliveira de. Ensino superior e centralidade urbana: um estudo de Iguatu – CE. 2011. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2011) – Universidade Estadual do Ceará, , 2011. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1