Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Gestão do cuidado na assistência ao adolescente em sofrimento psíquico

Autor(es):
Morais, Jamine Borges de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
RESUMO
MORAIS, J.B. Gestão do cuidado na assistência ao adolescente em sofrimento psíquico. 2013. Monografia – Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza. 98p.
O objeto deste estudo é a gestão do cuidado na assistência ao adolescente em sofrimento psíquico. O debate em torno da gestão do cuidado é importante para a compreensão das práticas de cuidado e sua potência transformadora. Objetivamos, portanto, compreender a gestão do cuidado ao adolescente - dimensão profissional e organizacional -no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil e na Estratégia Saúde da Família; descrever o fluxo do adolescente e sua família na busca de resolução de suas demandas; analisar a experiência da formação para o trabalho em saúde mental, especificamente com adolescentes; discutir a organização do trabalho, relacionado ao atendimento ao adolescente e seus familiares. Trata-se de um recorte de um projeto maior denominado “gestão do cuidado e atenção clínica em saúde e enfermagem no cotidiano da estratégia saúde da família e centro de atenção psicossocial” financiado pelo edital universal – MCTI/CNPq 14/2012. A metodologia da pesquisa qualitativa foi escolhida como possibilidade da compreensão do fenômeno social no contexto escolhido. Os sujeitos do estudo foram 02 coordenadores, 10 trabalhadores de saúde, 05 adolescentes e 05 familiares acompanhados na Estratégia Saúde da Família (ESF) e no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) ambos pertencentes a Secretaria Executiva Regional IV (SER IV). Para a coleta Dos achados utilizamos as seguintes técnicas: entrevista em profundidade com questão norteadora e observação livre com uso do diário de campo. O método de análise foi pautado na análise de narrativa inspirada em Paul Ricoeur. Os resultados revelam que a formação para o trabalho em saúde mental é um obstáculo a ser superado, principalmente na ESF, visto que os profissionais foram formados em um modelo de educação tradicional, biológico-centrada, dificultando a integralidade do cuidado. Apreendemos ainda que há uma desarticulação entre os serviços – CAPSi e ESF – fragmentando e fragilizando o cuidado, onde a principal forma de articulação são os encaminhamentos, na maioria das vezes, desresponsabilizado, indicando um isolamento dos serviços em si mesmos e uma desarticulação das ações. Percebemos que o trabalho em equipe revela a justaposição das tarefas, o agrupamento dos profissionais, e mais uma vez, ações desarticuladas. Os resultados revelaram que da porta de entrada e por todo o caminho percorrido pelo usuário no CAPSi existem desafios no sentido de produzir o cuidado numa perspectiva integral.
Palavras-chave: Gestão do Cuidado. Saúde Mental. Adolescentes.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Morais, Jamine Borges de. Gestão do cuidado na assistência ao adolescente em sofrimento psíquico. 2013. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2013) – Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1