Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A influência da pesquisa na formação docente.

Autor(es):
Soares, Bruna Isabel Bezerra

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
A pesquisa trata da influência dos Programas de Iniciação Científica na formação e na prática do futuro professor. Diante do contexto da concepção do professor pesquisador, a partir dos anos 1990, a ideia do professor reflexivo, pesquisador, intelectual, crítico se apoia nas pesquisas de Schön (1992), Nóvoa (1995) e outros estudiosos. A Universidade Estadual do Ceará- UECE vem se preocupando com a questão do professor pesquisador na Pós-graduação stricto sensu, que tem como eixo de investigação a formação de professores. Diante da grande pergunta desta monografia: como os bolsistas constroem a sua formação de professor pesquisador, definimos como objetivos compreender os saberes e conhecimentos que fazem a formação do professor pesquisador no espaço dos Programas de Iniciação a Pesquisa e analisar as reais percepções dos bolsistas de iniciação científica a respeito da experiência que vivenciaram na graduação. Foi utilizada a abordagem qualitativa, conforme Minayo et al (1993). A pesquisa bibliográfica, de acordo com Severino (2007), bem como o questionário de respostas abertas, que foram respondidos pelos sujeitos pesquisados. A pesquisa revelou que os bolsistas de Iniciação Científica da UECE acreditam na formação contínua e guardam a expectativa de serem professores pesquisadores da Universidade. Faz-se necessário o desenvolvimento de programas de formação que superem as posturas de individualismo e de competição em busca da educação superior como direito de todos.
Palavras-chave: Iniciação científica. Bolsista. Professor pesquisador.

Abstract:
ABSTRACT
The research deals with the influence of Scientific Initiation programs in training and practice of the future teacher. Faced with the context of the researcher Professor conception from the 1990s, the idea of reflective teacher, researcher, intellectual, critic is based on research Schön (1992), Nóvoa (1995) and other scholars. The State University of Ceará - UECE has been concerned with the issue of the researcher professor in post-graduate studies, whose axis of investigation is the teacher training. Face of the great question of this paper: how the fellows build their training researcher professor, we define as objective to understand the knowledge and skills that make the formation of researcher professor in the space of Research Initiation programs and analyze the actual perceptions of undergraduate research fellows about the experience that lived through graduation. The qualitative approach was used, according to Minayo et al (1993). The literature, was according to Severino (2007) as well as the questionnaire of open questions which were answered by the study subjects. The survey revealed that the Undergraduate Research Fellows of UECE believe in continuous training and keep the expectation of being University research professors. It is necessary to develop training programs that overcome individualism postures and competition in search of higher education as a universal right.
Keywords: Scientific Research. Fellow. Researcher professor.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Soares, Bruna Isabel Bezerra. A influência da pesquisa na formação docente.. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2015) – Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1