Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Dificuldade de aprendizagem do aluno no ensino fundamental: o papel do professor diante da dislexia

Autor(es):
Souza, Priscila Fernandes de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
RESUMO
Esta monografia tem como título “Dificuldade de aprendizagem do aluno de ensino fundamental: o papel do professor diante da dislexia”. A problemática do objeto de estudo (dislexia) se refere à realidade escolar, quando abordamos sobre a prática do professor na sala de aula com alunos com dislexia. O objetivo geral é refletir sobre o papel do professor diante da dislexia. Os objetivos específicos são conhecer como o professor atua com alunos que apresentam a dislexia; identificar se o professor sabe como identificar, diferenciar a dislexia de outras dificuldades de aprendizagem (discalculia, disgrafia, etc.); conceituar, discutir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem; observar como o professor atua nas atividades específicas para seu aluno disléxico; analisar se os saberes do professor são articulados juntamente com a escola, ou seja, se o trabalho realizado pelo professor é praticado em toda a escola para uma prática pedagógica direcionada para os alunos com dislexia. O procedimento metodológico é uma pesquisa de natureza qualitativa, com um estudo teórico e de campo. A pesquisa teórica tem fundamentos nos seguintes autores Condemarin (1986), Ajuriaguerra (1984), Massi (2007), W.Ellis (1995). A pesquisa de campo foi realizada na EMEIF Frei Lauro Schwarte da rede municipal de ensino público de Fortaleza, no Estado do Ceará, localizada no bairro Farias Brito. Teve como sujeitos duas professoras do ensino fundamental. A técnica utilizada foi a entrevista semiestruturada realizada com as referidas professoras do 2º e 3º anos do ensino fundamental. Diante da coleta e análise dos dados, conclui-se que os conceitos e as causas da dislexia são os mais diversos e referentes às questões pedagógicas tenta-se explicar e intervir de acordo com a dificuldade de aprendizagem de cada aluno. Consideramos que o papel do professor diante da dislexia consiste em buscar ajuda e tentar resolver a dificuldade do aluno com dislexia baseada no diagnóstico de outros profissionais. Concluímos que as leituras realizadas com fundamentos nos teóricos apresentado nos capítulos e com as reflexões baseadas na pesquisa de campo, a dislexia é um problema que pode ser minimizado por métodos pedagógicos, pois as pessoas que as possuem são inteligentes e com uma boa percepção, capazes de se sentir realizadas em suas escolhas.
Palavras-chave: Aprendizagem. Dislexia. Professor

Abstract:
ABSTRACT
This monograph is entitled "Difficulty learning elementary school student: the teacher's role in the face of dyslexia." The issue of subject matter (dyslexia) refers to the school reality, when approached about the practice teacher in the classroom with students with dyslexia. The overall objective is to reflect on the role of teacher in front of dyslexia. The specific objectives are to know how the teacher works with students with dyslexia; identify if the teacher knows how to identify, differentiate dyslexia other learning disabilities (dyscalculia, dysgraphia, etc.); conceptualize, discuss and characterize learning difficulties; observe how the teacher acts in the specific activities for your dyslexic student; analyze whether the teacher's knowledge is articulated with the school, that is, if the work of the teacher is practiced throughout the school for a teaching practice targeted to students with dyslexia. The methodological approach is a qualitative research, with a theoretical study and field. The theoretical research has foundations in the following authors Condemarin (1986), Ajuriaguerra (1984), Massi (2007), W.Ellis (1995). The field research was conducted in EMEIF Frei Schwarte Lauro in the municipal public school of Fortaleza, in Ceará, located in Farias Brito neighborhood. As subjects had two teachers of elementary school. The technique used was the semi-structured interview with these teachers of the 2nd and 3rd years of elementary school. On the collection and analysis of data, it is concluded that the concepts and causes of dyslexia are the most diverse and pedagogical issues relating to attempts to explain and intervene in accordance with the difficulty of learning of each student. We believe that the teacher's role in the face of dyslexia is to seek help and try to solve the difficulty of students with dyslexia based on the diagnosis of other professionals. We concluded that the readings taken with foundations in theoretical presented in chapters and reflections based on fieldwork, dyslexia is a problem that can be minimized by teaching methods, as people who possess them are intelligent and with good insight, capable to feel accomplished in their choices.
Keywords: Learning. Dyslexia. Professor.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Souza, Priscila Fernandes de. Dificuldade de aprendizagem do aluno no ensino fundamental: o papel do professor diante da dislexia. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2015) – Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 13 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1