Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Compreensões e reflexões a respeito de transgenia e clonagem por concludentes do curso de licenciatura em ciências biológicas da UECE

Autor(es):
Silva, Renato Félix da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A Biotecnologia é uma área dentro da Biologia que se relaciona com inúmeras atividades tecnológicas. Estas atividades geram produtos que podem ser importantes para a sociedade, no entanto elas produzem diversas discussões éticas, sociais, econômicas e políticas que precisam ser debatidas. Para isso, é crucial que cada cidadão se aproprie de conhecimentos a partir de um pensamento crítico acerca do assunto, podendo desta maneira participar conscientemente de decisões que repercutirão no seu dia a dia. A mídia nos dias atuais exerce uma forte influência na maior parte da população em sua forma de pensar e agir. O grande problema é que essa influência nem sempre gera bons frutos que contemplem a coletividade, pois as informações repassadas são, em sua maior parte, manipuladas para privilegiar uma pequena porção de indivíduos. Desta forma, o licenciado biólogo com seu papel de educador irá realizar a mediação entre as informações repassadas para a sociedade bem como o desenvolvimento do pensamento crítico sobre fatos científicos relacionados com a biotecnologia, principalmente quando se tratam de temas de repercussão social como transgenia e clonagem. O entendimento sobre estes assuntos entre os futuros educadores formadores de opiniões, ou seja, os estudantes das licenciaturas em Ciências Biológicas, em fase final de formação na área, deve ser de forma clara. Assim este trabalho se justifica pela necessidade de avaliar de que forma os docentes em formação no curso de Ciências Biológicas da UECE no campus do Itaperi estão concebendo a questão de transgênicos e clonagem. Portanto, o objetivo principal do presente trabalho foi analisar de que maneira os alunos do curso de Ciências Biológicas da UECE estão concebendo a questão de transgênicos e clonagem, bem como quais são suas reflexões e posicionamentos. A fim de alcançar este objetivo, foi realizada uma entrevista, contendo sete tópicos, aos concludentes do curso de Licenciatura no segundo semestre de 2015, incluindo homens e mulheres de todas as faixas etárias de idade que se despuserem a participar da pesquisa. As respostas foram transcritas e formaram o corpus textual da pesquisa, ou seja, um documento contendo o conjunto de respostas concedidas pelas pessoas que se despuseram a ser entrevistadas. O corpus textual foi submetido ao programa Iramuteq, sendo que este programa dividiu o mesmo em unidades de texto, dependendo da semelhança apresentada entre cada resposta, por categorias de classes de palavras. Dentro de cada categoria, as respostas foram ilustradas na forma de gráfico. Em seguida, foi realizada a análise e discussão das respostas por categorias de cada classe de palavras.
Palavras-chave: Biotecnologia. Clonagem. Transgênicos. Licenciandos em Biologia. .

Abstract:
ABSTRACT
Biotechnology is an area within biology that relates to numerous technological activities. These activities generate many important products for the society; however, also generate certain ethical, social, economic and political controversy that need to be discussed. Therefore, it is crucial that every citizen acquires appropriate knowledge based on critical thinking on the subject and thus, being able to make conscious decisions that have repercussions in their daily lives. Nowadays, the media exerts a strong influence on most of the population, especially in the way we think and act. The main problem is that this influence is not always positive for the community. In general, the information is manipulated to favor a small part of the population. Thus, the biologist, as educator, should conduct mediation between the information passed on to society and the development of critical thinking on scientific facts related to biotechnology; especially in the case of social impact issues such as genetic modification and cloning. Students of biological sciences must have acquired a thorough knowledge on these issues in the last years of their degree. Therefore, the present work is justified by the need to assess how trainee teachers of biological sciences at the UECE, on the campus of Itaperi campus are transmitting the information about transgenesis and cloning. Hence, the main objective of this study was to analyze how the students of biological sciences at the UECE are conceiving those issues, and what are their reflections and positions. In order to accomplish this goal, we surveyed students that finished this course in the second semester of 2015. The survey contained seven topics, and was conducted to men and women of all ages who wanted to participate. The transcribed answers formed the corpus textual of research, i.e., a document containing the set of answers given by people who were willing to be interviewed. The corpus textual was subjected to Iramuteq program, which divided it into text units by categories of word classes, depending on the similarity among each response displayed. Within each category, the answers are shown in graphical form. Afterwards, it was carried out the analysis and discussion of responses by category of each word class.
Keywords: Biotechnology. Cloning. Transgenesis. Biologist. Meanings.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Silva, Renato Félix da. Compreensões e reflexões a respeito de transgenia e clonagem por concludentes do curso de licenciatura em ciências biológicas da UECE. 2016. 65f f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1