Teoria dos polígonos: uma ferramenta para a composição de complexos harmônicos pós-tonais
Autor(es):
Facó, Caio Menezes
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
RESUMO O presente trabalho possui dois objetivos primários: a análise de minha obra “A Catedral dos Espectros”, para orquestra, com foco na discussão dos métodos desenvolvidos em sua concepção, e a exposição de alguns resultados teóricos que relacionam os processos de organização dos materiais harmônicos em uma obra pós-tonal com figuras poligonais. Estes conceitos foram desenvolvidos durante os quatro anos de minha graduação e acabaram por gerar algo mais solidificado que nomeei “Teoria dos Polígonos”. A natureza deste pensamento parece estar diretamente relacionada com o campo da Teoria dos Conjuntos, pois ambas as ferramentas se utilizam bastante do raciocínio lógico-matemático em sua estrutura. Vejo este meu trabalho como sendo uma continuidade de alguns segmentos da Teoria dos Conjuntos, mais precisamente, ao campo da teoria que lida com as implicações harmônicas de um dado grupo de notas. Se isto for verdade, ela poderá ser usada não somente como modelo composicional, mas também como método analítico. No entanto, tais discussões estão além da meta deste trabalho. Aqui, apenas será apresentado e exemplificado a utilização deste método como ferramenta composicional, em minha própria obra. Palavras-chave: Composição Pós-Tonal. Teoria dos Conjuntos. Teoria dos Polígonos.
Abstract:
ABSTRACT This study has two main objectives: the analysis of my work "A Catedral dos Espectros", for orchestra, focusing on discussion of the methods developed in its conception, and the exposure of some theoretical results that related the organizational processes of harmonic material in a post-tonal work with polygonal figures. These concepts have been developed during the four years of my graduation and led to something more solidified that I call “Polygonal Theory". The nature of this thinking seems to be directly related to the field of Set Theory, because both tools use several logical-mathematical reasoning in its structure. I see my work as a continuation of some segments of Set Theory, more specifically, the field of theory which deals with the harmonic implications of a given group of notes. If this is true, it can be used not only as a compositional model, but also as an analytical method. However, such discussions are beyond the goal of this work. Here, only will be presented and illustrated how to use this method as a compositional tool, in my own work. Keywords: Post-Tonal Composition. Set Theory. Polygonal Theory.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Facó, Caio Menezes. Teoria dos polígonos: uma ferramenta para a composição de complexos harmônicos pós-tonais. 2016. 50f f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024
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