Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A importância do ensino bilíngue para alunos surdos do Instituto Filippo Smaldone

Autor(es):
Queiroz, Isabelle Fontenele Mesquita

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
RESUMO
A linguagem é fundamental para a sociabilidade dos sujeitos, entretanto a sua ausência pode acarretar graves consequências para o desenvolvimento de maneira geral. Nesse sentido, o trabalho visa, como seu pano de fundo, discutir sobre a importância do ensino bilíngue para alunos surdos do Instituto Filippo Smaldone, mas estabelecemos como sendo seus objetivo imediatos conhecer a história do referido Instituto, suas concepções e atribuições relacionadas ao ensino bilíngue, investigando as práticas educativas para o ensino bilíngue no Infantil V e compreendendo a relação estabelecida entre as famílias, os alunos surdos e a Instituição no que diz respeito à efetivação do processo pedagógico. Com isso, algumas questões que orientaram a investigação são levantadas, a saber: qual a importância do ensino bilíngue para alunos surdos e como acontece esse processo em escolas especializadas? Como vem ocorrendo à relação entre a família, a instituição de ensino e os alunos surdos dentro do processo educativo? A pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa, tendo como principais procedimentos a observação, o questionário e a entrevista. Ao analisar a relação estabelecida entre as famílias, os alunos surdos e a Instituição, identificou-se que a interação é positiva entre todos. Os pais mostraram-se empenhados na educação dos filhos, demonstrando satisfação com a escola e com as professoras, que se relacionam de forma harmoniosa com os seus alunos e colegas de trabalho. A educação do surdo pela proposta bilíngue apresenta como primordial o acesso da criança, com deficiência auditiva, à sua Língua materna, sendo de preferência a vivência e aprendizagem desta estimulada pelo contato com a comunidade surda, na qual estará inserida quando maior. Em relação à prática educativa advinda da professora, cada estratégia apresentava-se como sendo de suma importância para a aprendizagem dos alunos, explicitando diversas formas de abordagens com as crianças surdas nas respectivas áreas de conhecimento: linguagem, matemática e natureza e sociedade. Além disso, dentre as propostas para o ensino de surdos, esta é a que mais aparece, hoje, nos documentos oficiais brasileiros, sendo recomendada como modelo para as escolas inclusivas.
Palavras-chave: Ensino bilíngue. Instituto Filippo Smaldone. Surdez. Aprendizagem.


Abstract:
ABSTRACT
Language is fundamental to the sociability of the subjects, but its absence can have serious consequences for development in general. In this sense, the work is about the importance of bilingual education for deaf students of the Institute Filippo Smaldone. The overall objective was to learn about the history of Filippo Smaldone Institute, its concepts and tasks related to bilingual education investigate educational practices for bilingual education at the Children V and understand the relationship established between families, deaf students and the institution for effecting the pedagogical process. With this, some questions that guided the research are raised, namely: what is the importance of bilingual education for deaf students and as in this process in special schools? As it has the relationship between the family, the educational institution and the deaf students in the educational process? The research focused qualitative approach, with the main procedures observation, questionnaire and interview. By analyzing the relationship established between families, deaf students and the institution, it was found that the interaction is positive among all. Parents were shown engaged in the education of children, showing satisfaction with the school and the teachers relate harmoniously with students and colleagues. The education of the deaf by bilingual proposal presents as primary child's access, hard of hearing, their native language, preferably the experience and learning of this stimulated by contact with the deaf community, which will be inserted when most. In relation to educational practice arising from the teacher, each strategy presented itself as being critical to student learning, explaining various forms of approaches with deaf children in their areas of knowledge: language, mathematics and nature and society. In addition, among the proposals for the deaf education, this is the one that appears today in Brazilian official documents, is recommended as a model for inclusive schools.
Keywords: Bilingual education. Filippo Smaldone Institute. Deafness. L

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Queiroz, Isabelle Fontenele Mesquita. A importância do ensino bilíngue para alunos surdos do Instituto Filippo Smaldone. 2016. 53f f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1