Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Universidade Estadual do Ceará, os professores da pedagogia e as novas tecnologias

Autor(es):
Soares, Amanda Mendonça

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Este trabalho tem como foco, verificar como está sendo a relação entre os professores do curso da pedagogia da Universidade Estadual do Ceará com as novas tecnologias. O estudo foi realizado na própria faculdade, a UECE, em que sou aluna no curso de pedagogia. A pesquisa foi feita com alguns professores substitutos e professores efetivos. Para atingir tais objetivos, optou-se por alguns procedimentos metodológicos, no caso, uma pesquisa bibliográfica e de campo, do tipo quanti-qualitativa. Fez-se uso da entrevista não-padronizada, onde dentro dessa especificação, está a entrevista semi-estruturada, que possibilita uma maior flexibilidade nas perguntas e também nas respostas. Foi bastante utilizada à gravação de áudios e anotações no diário de campo. O resultado final desse trabalho foi que assim como existe o professor que apresenta cômodo ao ministrar suas aulas apenas falando sobre o conteúdo, existe o professor que se acomoda ao estilo de aula tecnológico. É bem mais fácil procurar o conteúdo na rede de internet, em sites conceituados, copiar e colar e posteriormente apresentar aos alunos. Não devemos nos prender as inúmeras possibilidades de esquemas que o computador nos oferece. Devemos conciliar. Pois nada ainda é melhor do que uma boa conversa.
Palavras-chave: Tecnologia. Novas. Educação

Abstract:
This work focuses on checking as being the relationship between the pedagogy of teachers of the course of the State University of Ceará with new technologies. The study was performed at the college, UECE, where I am a student in the course of pedagogy. The research was done with some substitute teachers and tenured teachers. To achieve these goals, we chose some methodological procedures in the case, a literature and field research, quantitative and qualitative type. There was use of non-standardized interview, which in this specification, is a semi-structured interview, which allows greater flexibility in the questions and also the answers. It was widely used for recording audio and notes in field diary. The end result of this work was that just as there is a teacher who has room to teach their classes just talking about the content, there is a teacher who settles the technological classroom style. It is much easier to search for content on the internet network, reputable websites, copy and paste and then introduce students. We should not hold the countless possibilities schemes that the computer offers. We must reconcile. For nothing it is even better than a good conversation.
Keywords: Technology. New. Education.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Soares, Amanda Mendonça. A Universidade Estadual do Ceará, os professores da pedagogia e as novas tecnologias . 2016. 40f f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2016) – Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1