RESUMO
O objetivo deste trabalho é mostrar o dilema existente entre o possível e o
necessário com relação à avaliação. Nesse sentido, foi feito um levantamento
teórico dos principais autores sobre a avaliação, começando pela sua análise
histórica. Em seguida, foi mostrado como deve ser a avaliação necessária,
avaliação possível e como está acontecendo a avaliação de hoje, além de ser
acrescido por um estudo de caso, com seis professoras da rede municipal de
Fortaleza, as quais puderam enriquecer o trabalho com suas contribuições
acerca do tema estudado. O estudo buscou refletir sobre a concepção de
avaliação dos professores; se eles conhecem as orientações de avaliação da
prefeitura; como se dá a avaliação na prática da sala de aula; se é possível
colocar em prática uma avaliação construtivista diante da realidade escolar
atual condizente com os documentos legais; e por ultimo buscamos saber qual
seria, na concepção dos professores as alternativas possíveis de acontecer na
prática para que os alunos consigam ter aprendizagem.
Palavras-chave: Avaliação. Necessária. Possível. Revolução. Dilema.