Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Moodle Monitor: um instrumento computacional para acompanhamento da interação no ambiente virtual de aprendizagem dos cursos de graduação a distância da UAB/UECE

Autor(es):
Felipe, Maria Wilda Fernandes

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Neste trabalho, apresenta-se uma proposta de um instrumento computacional para acompanhamento da interação no ambiente virtual de aprendizagem dos cursos de graduação a distância da UAB/UECE.  O cenário de estudo e investigação compreende os cursos de graduação a distância ofertados com recursos oriundos da parceria UAB/UECE, o qual tem o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Metodologicamente, foi adotada uma pesquisa exploratória quantitativa. Os dados foram coletados mediante acesso ao banco de dados dos cursos e por uso do método Survey, que consistiu na aplicação de questionários aos alunos e coordenadores dos cursos. Depois de contextualizada a problemática e definida a metodologia, foram aplicados questionários aos coordenadores e alunos dos cursos que demonstrou, por exemplo, que mais de 50% destes estão satisfeitos com o ambiente virtual, porém ambos apontaram problemas em relação ao tempo de resposta dos tutores e professores nas interações no ambiente virtual e atraso no feedback das atividades desenvolvidas no referido ambiente virtual. As consultas realizadas no banco de dados do Moodle, possibilitaram ratificar os resultados dos questionários. Ao final, conseguiu-se mapear os recursos e atividades utilizados nos cursos, constatar que ofeedback dos tutores e professores não está ocorrendo em tempo hábil e criar a proposta do instrumento computacional para uso dos coordenadores dos cursos, denominada Moodle Monitor, que  possibilita apoiar o gerenciamento das atividades do AVA Moodle por meio do envio de mensagens e consulta a relatórios gerados pelo sistema. A ferramenta proposta foi especificada usando-se técnicas e métodos da engenharia de software.

Abstract:
In this paper we present the concept of a computer tool to follow interactions taking place in a virtual learning environment for the undergraduate courses in the distance learning program offered by UAB/UECE. The study and research scenario comprehends distance learning undergraduate courses that have been created within the framework of a UAB/UECE partnership. Under this scenario, Moodle is the Virtual Learning Environment. A quantitative exploratory research was the methodology used. The data was collected by accessing the courses’ database and by using a Survey method which consisted of questionnaires to be completed by students and course coordinators. After contextualizing the problem and defining the methodology, several questionnaires were administered to the coordinators and students. The results showed that more than 50% of them were satisfied with the virtual environment, but both sides have pointed out some problems when it came to the time needed by teachers and tutors to interact in the virtual environment as well as some feedback delays for activities developed in said virtual environment. The queries made to the Moodle database have confirmed the results obtained in the questionnaire. In the end, we could map the resources and activities used in the courses. We also confirmed that neither tutors nor teachers react in time. We could design a computer tool concept called Moodle Monitor which is to be used by the course coordinators. This makes it possible to support the management of VLE Moodle by sending out messages, queries and reports generated by the system. The proposed tool has been specified using software engineering techniques and methods. Key words: Virtual Learning Environment Distance Undergraduate Courses Interaction in VLE. Moodle Monitor. UAB/UECE

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Felipe, Maria Wilda Fernandes. Moodle Monitor: um instrumento computacional para acompanhamento da interação no ambiente virtual de aprendizagem dos cursos de graduação a distância da UAB/UECE. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 8 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1