Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Bullying Escolar: o Papel da Psicopedagogia

Autor(es):
Almeida, Ana Paula Farias de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
O bullying escolar é uma forma de agressão velada dentro da instituição educacional, que acarreta danos, frequentemente irreversíveis, na vida global dos indivíduos, de modo a destruir-lhes a saúde, psicológica e física. Além de consequências como rebaixamento da autoestima, depressão e marginalização, pode estimular desejos (e atitudes) de suicídio e assassinato. Portanto, merece intervenção de áreas profissionais distintas, preferencialmente em uma atuação em equipe, na qual também participam a família e a escola. A Psicopedagogia, pela sua parcela de participação, objetiva resgatar o desejo de aprender perdido da vítima, do agressor e dos espectadores do fenômeno. Portanto, o presente estudo visa desenvolver uma ligação entre o bullying e a teoria psicopedagógica, a fim de possibilitar o desenvolvimento de uma intercessão entre ambos, capaz de auxiliar profissionais, pais, interessados e envolvidos.
Palavras-chave: Psicopedagogia, Bullying, Intervenção, Aprendizagem, Família, Escola, Desenvolvimento, Agressão.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Almeida, Ana Paula Farias de. Bullying Escolar: o Papel da Psicopedagogia. 2013. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1