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Repositório Institucional - UECE
Título:
Os Sentidos e os Significados Atribuidos Pelos Professores ao Processo de Formacao Continuada: Um Es

Autor(es):
Reis, Francisca das Chagas Soares

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
A pesquisa intitulada ‘Os sentidos e os significados atribuídos pelos professores ao processo de formação continuada: um estudo no Colégio Militar de Fortaleza’ teve como objetivo central compreender os significados e os sentidos que os professores do ensino fundamental atribuem à formação continuada em todas as suas modalidades. A investigação inscreve-se na perspectiva epistemológica da pesquisa qualitativo-interpretativa e contou com a participação de 50 docentes do ensino fundamental do Colégio Militar de Fortaleza. O CMF insere-se em um Sistema de Ensino composto por 12 escolas subordinadas a uma Diretoria responsável por planejar, por coordenar e por supervisionar o processo ensino-aprendizagem nos Colégios Militares. Estes colégios têm, como principal missão, desenvolver ensino de qualidade com base em atuais abordagens pedagógicas, alicerçado nos valores e tradições do Exército Brasileiro. A coleta dos dados foi dividida em duas etapas, a primeira consistiu na aplicação de um questionário com 50 professores. Desse grupo, foram selecionados cinco professores para participarem da segunda etapa da pesquisa, compreendendo uma entrevista semiestruturada com foco nas atividades de formação continuada realizadas pelos docentes no âmbito do Colégio Militar de Fortaleza. O estudo foi delimitado a partir de uma abordagem histórico-cultural com ênfase nos pressupostos teóricos de Lev Vigotsky e na Teoria da Subjetividade de Gonzalez Rey. A análise dos dados realizou-se a partir dos núcleos de significação, constituídos por meio da sistematização de indicadores destacados na fala dos sujeitos da pesquisa. A partir dessa análise, apreenderam-se, no discurso docente, suas concepções: acerca da formação continuada em geral e, em específico, das atividades ofertadas pelo CMF e do papel dos formadores. Foi possível apreender, também, quais os elementos que mobilizam o professor à participação nas atividades de formação continuada e até que ponto o Colégio Militar contribui para a formação docente. Por meio da entrevista, foi possível conhecer a trajetória formativa dos sujeitos selecionados, a relação entre desenvolvimento profissional e pessoal e a percepção destes professores acerca das atividades realizadas no âmbito do Colégio Militar de Fortaleza. As conclusões do estudo evidenciaram que à constituição de sentidos é agregada emoções, valores, experiências, cultura e história de cada indivíduo, o que permite observar diferenças no processo de subjetivação do grupo acerca da formação continuada. Constatou-se, também, que apesar da decisão política de incentivar a formação continuada no âmbito do Sistema Colégio Militar do Brasil, há a ausência de um programa específico para suprir a demanda por esta. Os resultados da pesquisa reforçaram as ideias que permeiam os atuais estudos sobre formação continuada: a importância da participação do professor no planejamento de atividades de formação em seu trabalho e a necessidade de levar em conta, ao falar de formação continuada, os processos subjetivos do professor.
Palavras chave: Formação Continuada. Subjetividade. Sentidos. Significados

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Reis, Francisca das Chagas Soares. Os Sentidos e os Significados Atribuidos Pelos Professores ao Processo de Formacao Continuada: Um Es. 2013. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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