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Repositório Institucional - UECE
Título:
A Efetividade da Educacao no Estado do Ceara: Estudo Realizado no Colegio da Policia Militar do Cear

Autor(es):
Gadelha, Antonio Walberto

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
A educação no Brasil tem se apresentado nos últimos anos como uma das grandes
preocupações dos governos, pois uma nova consciência social e política faz referência à
universalização e a qualidade da educação como imprescindíveis para a erradicação das
mazelas que ainda hoje atingem grande parcela da população, como: a pobreza, a baixa
escolaridade, a falta de qualificação profissional, o subemprego, a insegurança, entre outras.
Este trabalho tem por objetivo analisar a efetividade da educação pública, especificamente no
Estado do Ceará, e o que as políticas públicas nessa área têm contribuído para mudar a
realidade da vida de crianças e jovens que dependem da escola pública para o seu
desenvolvimento. O objeto da investigação é o Colégio da Polícia Militar, criado em 1997,
suas práticas pedagógicas, sua gestão, os resultados alcançados, a visão de pais de alunos e
professores. A demarcação temporal estabelecida nesta pesquisa está entre os anos de 2007 a
2012, período no qual foram realizadas as análises sobre os resultados da educação e
precisamente em 2012 a pesquisa realizada com pais de alunos e professores. As fontes de
pesquisas utilizadas foram bastante diversas, constituindo-se de pesquisas bibliográficas e
documentais, em especial nos “sites” oficiais, como do Ministério da Educação, da Secretaria
de Planejamento e Gestão do Ceará e da Secretaria de Educação do Ceará, entre outros, além
da pesquisa de campo, a qual foi materializada por meio de dois questionários: o primeiro
destinado aos pais de alunos, que teve por objetivo analisar aspectos da impressão geral dos
pais sobre o Colégio da Polícia Militar; e o segundo, destinado aos professores, que teve por
objetivo conhecer um pouco da sua visão sobre o modelo administrativo e pedagógico
daquela instituição de ensino. O referencial teórico se fundamenta na história da educação no
Brasil, em especial no pensamento de Ghiraldelli Júnior, e no Ceará, no trabalho de Antenor
Naspolini. Quanto aos modelos de gestão recorreu-se aos ensinamentos de Marcos Holanda e
Sylvie Trosa. A pesquisa aponta para resultados interessantes sobre aspectos da educação no
Estado do Ceará e no Colégio da Polícia Militar. Pode-se observar que houve avaliação
positiva nos principais indicadores da educação no Estado, refletindo uma avaliação
satisfatória das ações efetivadas pelo poder público. Sobre o estudo do Colégio da Polícia
Militar, foi possível fazer análises relevantes tanto no quesito gestão como no quesito
pedagógico. Os resultados mais expressivos se referem ao desempenho dos alunos do
CPMCE, como aprovação em concursos, participação em olimpíadas, resultados satisfatórios
do IDEB, ENEM, entre outros. Quanto ao resultado da pesquisa realizada com os pais de
alunos, pode-se constatar que a motivação pela escolha do colégio reside principalmente
nestes três itens: o modelo de organização e disciplina baseado em padrões militares, o
modelo de gestão administrativa e pedagógica do colégio e os resultados alcançados pelos
alunos. Quanto aos professores, vale ressaltar que eles consideram o modelo de gestão militar,
comparando com as escolas públicas regulares, um espaço onde os professores são mais
compromissados, os alunos são mais assíduos e existe maior compromisso com os resultados
dos alunos. Por fim, conclui-se que o poder público estadual tem proporcionado uma nova
visão gerencial para aplicação dos recursos públicos na educação, bem como mais
transparência das ações, o que tem possibilitado uma maior efetividade da educação e que o
Colégio da Polícia Militar, foco deste estudo, apresenta importantes experiências
administrativas e pedagógicas que podem ser aproveitadas em outras escolas da rede estadual
de ensino.
Palavras-chave: Sistema de ensino. Colégio militar. Gestão pública. Educação. Ensino
público.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Gadelha, Antonio Walberto. A Efetividade da Educacao no Estado do Ceara: Estudo Realizado no Colegio da Policia Militar do Cear. 2013. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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