O currículo escolar tem se constituído como elemento imprescindível no processo de ensinoaprendizagem,
cabendo ao professor a tarefa de selecionar temas relevantes e compatíveis com a
realidade do aluno, a serem estudados nas escolas. O objeto de pesquisa aportou-se na História
local no currículo escolar. O desenvolvimento desse trabalho foi norteado pelo objetivo de
evidenciar o tema História local como prática importante no currículo da Escola Municipal Leonor
de Castro Borges de Maranguape. A demarcação temporal estabelecida para o desenvolvimento
desse estudo foi o segundo semestre do ano de 2012. Considerou-se essa pesquisa de caráter
documental e bibliográfico tendo como fundamentação teórica- metodológica básica os estudos de
Bittencourt (2009), Ferreira e Franco (2009), Pinsky (2010) e Silva (2007). Os documentos
utilizados foram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN’s) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola supracitada. A
metodologia para a coleta de dados foi desenvolvida mediante a entrevista informal com moradores
locais, professores e núcleo gestor. Constatou-se que a inexistência do tema História local no
currículo escolar é resultado da falta de organização do Projeto Político Pedagógico da escola, falta
de formação continuada para os professores sobre o assunto, e a escassez de materiais didáticos
sobre o tema, ocasionando o despreparo pedagógico da ação didática do professor.
Comprometendo a aprendizagem e estagnando a rotina da escola com um currículo parado no
tempo.
Palavras chave: História Local. Currículo Escolar. Materiais Didáticos. Aprendizagem.