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Repositório Institucional - UECE
Título:
Uma Educacao Patrimonial no Ensino de Historia: o Predio Palacio Senador Alencar Como Um Espaco de M

Autor(es):
Porto, Andre Felipe de Sousa

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Uma das grandes problemáticas nas aulas de História é o desafio constante dos professores de
aperfeiçoar as metodologias de ensino e assim contribuir para uma melhor discussão em sala
de aula. Nessa perspectiva de renovação, esta pesquisa propõe discutir o uso das metodologias
da educação patrimonial e o estudo do meio e suas práticas no ensino de História. Temos
como objetivo geral analisar e compreender a educação patrimonial no ensino de História. E
especificamente: analisar a metodologia da educação patrimonial e do estudo do meio no
Ensino de História e compreender as práticas educativas utilizadas no prédio Palácio Senador
Alencar. Nosso trabalho se baseia na pesquisa bibliográfica, apoiando-se nos conceitos de
Bittencourt (2004; 2008), Ramos (2004), Horta (1999), e na análise das respostas obtidas
através de questionários aplicados a alunos e professores que praticam aulas de campo em
lugares de memória. Foi escolhido como exemplo para as práticas educativas relacionadas a
espaços de memória o prédio Palácio Senador Alencar que também é sede do Museu do
Ceará. Ressalta-se que a escolha não está relacionada à instituição, mas à rede de
acontecimentos e às historicidades arraigadas no prédio. O trabalho conclui, através da análise
desses dados, que existe uma falha no processo de ensino baseado na educação patrimonial,
no fato de muitos professores que praticam esses métodos não se prepararem e não
concluírem a atividade de campo, através de um fechamento em sala de aula, fazendo sempre
ligações com a aula de campo e do conteúdo abordado. No entanto, reafirma-se a importância
do trabalho com essas metodologias, pois o exercício da educação patrimonial e o método do
estudo do meio permitem ao aluno uma maior participação, tornando-se um ser ativo e
consciente, buscando um amadurecimento cultural e social.
Palavras-chave: Educação Patrimonial. Estudo do meio. Ensino de História

Abstract:
One of the big issues in history classes is the constant challenge for teachers to improve
teaching methodologies and thus contribute to a better discussion in the classroom. In this
perspective of renewal, this research aims to discuss the use of the methodologies of heritage
education and environmental studies and practices in the teaching of history. We aim at
analyzing and understanding the heritage education in the teaching of history. And
specifically: to analyze the methodology of heritage education and study of the environment
in the Teaching of History and understand the educational practices used in the building
Palacio Senador Alencar. Our work is based on research literature, drawing upon concepts
Bittencourt (2004; 2008), Ramos (2004), Horta (1999), and analysis of the responses obtained
from questionnaires given to students and teachers who practice field lessons places in
memory. Was chosen as an example for educational practices related to memory spaces the
building Senador Alencar Palace which is also home of the Museum of Ceará. We emphasize
that the choice is not related to the institution, but the network and the historicity of events
rooted in the building. The paper concludes by analyzing these data, there is a process failure,
the fact that many teachers who practice these methods do not prepare and do not conclude,
through a lock in the classroom, always making connections with the field class and content
covered. However, reaffirms the importance of working with these methodologies because the
exercise of heritage education and method of study of the environment allow students to
greater participation, becoming a being active and conscious, seeking a cultural and social
maturity.
Keywords: Heritage Education. Study of the environment. Teaching of History.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Porto, Andre Felipe de Sousa. Uma Educacao Patrimonial no Ensino de Historia: o Predio Palacio Senador Alencar Como Um Espaco de M. 2013. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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