Uma das grandes problemáticas nas aulas de História é o desafio constante dos professores de
aperfeiçoar as metodologias de ensino e assim contribuir para uma melhor discussão em sala
de aula. Nessa perspectiva de renovação, esta pesquisa propõe discutir o uso das metodologias
da educação patrimonial e o estudo do meio e suas práticas no ensino de História. Temos
como objetivo geral analisar e compreender a educação patrimonial no ensino de História. E
especificamente: analisar a metodologia da educação patrimonial e do estudo do meio no
Ensino de História e compreender as práticas educativas utilizadas no prédio Palácio Senador
Alencar. Nosso trabalho se baseia na pesquisa bibliográfica, apoiando-se nos conceitos de
Bittencourt (2004; 2008), Ramos (2004), Horta (1999), e na análise das respostas obtidas
através de questionários aplicados a alunos e professores que praticam aulas de campo em
lugares de memória. Foi escolhido como exemplo para as práticas educativas relacionadas a
espaços de memória o prédio Palácio Senador Alencar que também é sede do Museu do
Ceará. Ressalta-se que a escolha não está relacionada à instituição, mas à rede de
acontecimentos e às historicidades arraigadas no prédio. O trabalho conclui, através da análise
desses dados, que existe uma falha no processo de ensino baseado na educação patrimonial,
no fato de muitos professores que praticam esses métodos não se prepararem e não
concluírem a atividade de campo, através de um fechamento em sala de aula, fazendo sempre
ligações com a aula de campo e do conteúdo abordado. No entanto, reafirma-se a importância
do trabalho com essas metodologias, pois o exercício da educação patrimonial e o método do
estudo do meio permitem ao aluno uma maior participação, tornando-se um ser ativo e
consciente, buscando um amadurecimento cultural e social.
Palavras-chave: Educação Patrimonial. Estudo do meio. Ensino de História