Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Avaliacao da Aprendizagem: Verificacao de Resultados Ou Um Movimento de Reflexao Docente?

Autor(es):
Rodrigues, Camila Maria

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Este trabalho proporcionou um estudo crítico sobre uma abordagem qualitativa da avaliação da aprendizagem através da análise dessa prática a partir de concepções pedagógicas de autores de referência e de observações junto a professores e alunos de escola de ensino fundamental. A problemática que incitou a pesquisa propiciou uma análise de como se configura a avaliação da aprendizagem: uma busca de resultados ou momento que envolve a reflexão docente em tentativa de melhores aprendizados? A proposta se deu pelo fato de que a avaliação da aprendizagem é algo que deve estar presente em todas as etapas dos processos educativos a fim de contribuir para a melhoria da relação ensino aprendizagem. Ocorre, contudo, que muitas vezes não se configura de tal forma. Com isso, nossos objetivos foram: compreender quais as bases teóricas que influenciaram a forma como a avaliação se constitui; perceber como se caracteriza uma avaliação a favor da melhoria da aprendizagem; analisar como professores e alunos consideram essa prática e quais suas repercussões. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, momento que se iniciou com estudo bibliográfico dos teóricos contemporâneos da avaliação da aprendizagem seguindo com a análise da intencionalidade da prática avaliativa através de questionários aplicados com professores e alunos de uma Escola Estadual de Fortaleza. Neste trabalho, os principais resultados encontrados foram considerações dos interlocutores reveladoras de uma prática avaliativa intencionada apenas à aplicação de ferramentas que ajudarão na constatação de resultados. O estudo dessa temática, contudo, confirma a necessidade de desmistificar e ressignificar a prática avaliativa.
Palavras chave: Prática avaliativa; Aprendizagem; Ressignificar

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Rodrigues, Camila Maria. Avaliacao da Aprendizagem: Verificacao de Resultados Ou Um Movimento de Reflexao Docente?. 2013. Sem Numeração Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2013) – Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1