Esta pesquisa tem por tema a relação entre ludicidade, Educação Infantil e o
desenvolvimento motor da criança de três anos, tendo como objetivo analisar as
práticas pedagógicas da professora de educação infantil. Os objetivos específicos,
destaco: identificar atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula e a
contribuição dessas para a aquisição das habilidades motoras da criança de três
anos. A pesquisa foi realizada em um Centro de Educação Infantil no município de
Horizonte, tendo por base uma abordagem qualitativa e como instrumento de coleta
de dados a observação participante. O trabalho está dividido em dois momentos: o
bibliográfico e o de campo. A referida pesquisa está dividida em três capítulos
intitulados de ludicidade e Educação Infantil: uma relação necessária, o
desenvolvimento infantil e a criança de três anos, e o uso do lúdico pela professora
na sala de aula e sua relação com o desenvolvimento motor da criança de três anos.
Os resultados da pesquisa apontam que são desenvolvidas atividades lúdicas em
sala de aula, permitindo essa contribuição para o desenvolvimento motor da criança,
mas que ainda há muitas barreiras por parte dos educadores em desempenhar esse
tipo de atividade.
Palavras-chave: ludicidade, desenvolvimento motor, práticas pedagógicas