Ações educativas junto as mães de bebes de risco: subsídios para o cuidado clínico do enfermeiro
Autor(es):
Magalhães, Simone da Silveira
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2012
Resumo:
O cuidado aos bebês de risco e o envolvimento familiar neste contexto é realidade
no cotidiano do enfermeiro como educador em potencial, que deve desenvolver
ações educativas junto às mães/membros familiares, contribuindo para o
fortalecimento da autonomia destas pessoas, constituindo aspectos do cuidado
clínico de enfermagem. Estudo qualitativo com abordagem etnográfica focada,
seguindo os objetivos: identificar necessidades das mães dos bebês de risco em
relação à pratica educativa direcionada ao cuidado com os filhos, focando a
perspectiva para as mães adolescentes; descrever expectativas e sentimentos das
mães na vivência com os filhos em unidades especializadas e o seu desejo de
aproximar-se do cuidado como oportunidade de aprendizagem; compreender a
prática educativa com as mães adolescentes que acompanham os filhos em
unidades especializadas com origem nas necessidades de cuidado com eles,
vivenciadas nos grupos educacionais. Estudo fundamentado em princípios da
Pedagogia Libertadora e Dialógica e tendo o pressuposto de que a prática educativa
é um componente essencial do cuidado às mães de bebês de riscos acompanhados
em unidades especializadas. A pesquisa foi desenvolvida no período de abril a
outubro de 2012 em dois locais de um hospital terciário da rede pública do Estado
do Ceará: unidade neonatal e ambulatório de seguimento de prematuros. Iniciou-se
a coleta de informações por meio da observação participante e da realização de
nove encontros grupais na unidade neonatal com mães e acompanhantes de bebês
internados tendo aproximadamente 12 participantes por grupo. Para estimular os
diálogos, utilizou-se vídeos relacionados às temáticas suscitadas pelos participantes
nos encontros iniciais. As informações foram completadas com oito entrevistas
individuais realizadas com mães adolescentes que tiveram filhos internados na
unidade neonatal e naquele período estavam acompanhando-os no ambulatório de
seguimento de prematuros. As informações coletadas foram organizadas por
temáticas apreendidas no universo vocabular destes sujeitos, fazendo parte da
codificação/descodificação representadas nas palavras ou termos que traziam o
significado do conteúdo expresso nos diálogos com as mães. Assim, emergiram
cinco temáticas: Sentimentos vivenciados pelas mães permeados pelo medo,
insegurança e o desejo de cuidar; Amamentação - saberes profissionais e a cultura
das mães; Família, religiosidade e o compartilhamento em grupo: apoio para a mãe
de um bebê de risco; Vínculo com o filho: significados e bem-estar para a mãe e o
bebê; Desejo e possibilidades de cuidados maternos nas experiências da unidade
neonatal: necessidade de prática educativa pela enfermagem. Notou-se que, além
da identificação das necessidades de aprendizagem das mães, nos aproximamos do
sentido manifestado por parte de cada ser, que vivenciou momentos de medo,
insegurança e o desejo de cuidar, perante o conflito vivido com a internação do filho
e a multiplicidade de papéis que assumem. Percebeu-se que a cultura familiar é
outro aspecto a ser valorizado no cuidado, que deve transpor o âmbito biológico e o
saber técnico-científico. A prática educativa horizontalizada mediada pelo diálogo
pode amenizar os sentimentos negativos experienciados pela mãe nesse contexto e
promover o “empoderamento” materno para cuidar do filho no domicílio.
Palavras-chaves: Mães. Recém-nascido. Enfermagem. Etnografia.
Abstract:
The risk babies care and family involvement in this context is the everyday reality of
the nurse as educator potential that should develop educational activities with the
mothers / family members, contributing to the strengthening the autonomy of these
people, constituting aspects of clinical nursing care. A qualitative study with focused
ethnographic approach, following the objectives: identify needs of risk babies
mothers in relation to educational practices directed at child care, focusing on the
perspective for teenage mothers; describe expectations and feelings of mothers
living with their children in specialized units and their desire to approach the care like
learning opportunity; understand educational practice with teenage mothers
accompanying their children in specialized units, originated from children care needs
that mothers lived in educational groups. Study based on principles of Liberating and
Dialogical Pedagogy and with the presupposition that educational practice is an
essential component for care to risk babies mothers accompanied specialized units.
The research was carried out from April to October 2012 in two locations of a tertiary
hospital from public Ceará State: neonatal unit and outpatient follow-up of premature
infants. Began collecting information through participant observation and conducting
nine group meetings in neonatal unit with mothers and caregivers of infants
hospitalized with approximately 12 participants by group. To encourage dialogue, we
used videos related to the themes raised by participants in the initial meetings. The
information was supplemented with eight individual interviews with teenage mothers
who had children in the Neonatal Unit and during that period were accompanying
them in the outpatient follow-up of premature infants. The information collected was
organized by thematic seized in vocabulary universe of these subjects as part of the
encoding / decoding represented in words or terms that brought the meaning of the
content expressed in dialogues with the mothers. Thus emerged five themes:
Feelings experienced by mothers permeated by fear, insecurity and desire to care;
Breastfeeding - professional knowledge and culture of mothers; Family, religiosity
and group sharing: support for the risk baby mother; Linkage to son: meaning and
well-being for the mother and baby; Desire and possibilities of mothering in
experiences of the neonatal unit: need of educational practice nursing. It was noted
that, besides the identification of mothers learning needs, we approach the sense
expressed by every being, that experienced moments of fear, insecurity and desire to
care for, lived with the conflict with the admission of the child and the multiplicity of
roles they assume. It was noticed that the family culture is another aspect to be
valued in care, which should transpose the biological and technical-scientific
knowledge. The educational practice horizontalized mediated by the dialogue can
mitigate the negative feelings experienced by the mother in this context and promote
maternal “empowerment” for child care at home.
Keywords: Mothers. Newborn. Nursing. Ethnography
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Magalhães, Simone da Silveira. Ações educativas junto as mães de bebes de risco: subsídios para o cuidado clínico do enfermeiro. 2012. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 14 de julho de 2025
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