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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Ações educativas junto as mães de bebes de risco: subsídios para o cuidado clínico do enfermeiro

Autor(es):
Magalhães, Simone da Silveira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
O cuidado aos bebês de risco e o envolvimento familiar neste contexto é realidade no cotidiano do enfermeiro como educador em potencial, que deve desenvolver ações educativas junto às mães/membros familiares, contribuindo para o fortalecimento da autonomia destas pessoas, constituindo aspectos do cuidado clínico de enfermagem. Estudo qualitativo com abordagem etnográfica focada, seguindo os objetivos: identificar necessidades das mães dos bebês de risco em relação à pratica educativa direcionada ao cuidado com os filhos, focando a perspectiva para as mães adolescentes; descrever expectativas e sentimentos das mães na vivência com os filhos em unidades especializadas e o seu desejo de aproximar-se do cuidado como oportunidade de aprendizagem; compreender a prática educativa com as mães adolescentes que acompanham os filhos em unidades especializadas com origem nas necessidades de cuidado com eles, vivenciadas nos grupos educacionais. Estudo fundamentado em princípios da Pedagogia Libertadora e Dialógica e tendo o pressuposto de que a prática educativa é um componente essencial do cuidado às mães de bebês de riscos acompanhados em unidades especializadas. A pesquisa foi desenvolvida no período de abril a outubro de 2012 em dois locais de um hospital terciário da rede pública do Estado do Ceará: unidade neonatal e ambulatório de seguimento de prematuros. Iniciou-se a coleta de informações por meio da observação participante e da realização de nove encontros grupais na unidade neonatal com mães e acompanhantes de bebês internados tendo aproximadamente 12 participantes por grupo. Para estimular os diálogos, utilizou-se vídeos relacionados às temáticas suscitadas pelos participantes nos encontros iniciais. As informações foram completadas com oito entrevistas individuais realizadas com mães adolescentes que tiveram filhos internados na unidade neonatal e naquele período estavam acompanhando-os no ambulatório de seguimento de prematuros. As informações coletadas foram organizadas por temáticas apreendidas no universo vocabular destes sujeitos, fazendo parte da codificação/descodificação representadas nas palavras ou termos que traziam o significado do conteúdo expresso nos diálogos com as mães. Assim, emergiram cinco temáticas: Sentimentos vivenciados pelas mães permeados pelo medo, insegurança e o desejo de cuidar; Amamentação - saberes profissionais e a cultura das mães; Família, religiosidade e o compartilhamento em grupo: apoio para a mãe de um bebê de risco; Vínculo com o filho: significados e bem-estar para a mãe e o bebê; Desejo e possibilidades de cuidados maternos nas experiências da unidade neonatal: necessidade de prática educativa pela enfermagem. Notou-se que, além da identificação das necessidades de aprendizagem das mães, nos aproximamos do sentido manifestado por parte de cada ser, que vivenciou momentos de medo, insegurança e o desejo de cuidar, perante o conflito vivido com a internação do filho e a multiplicidade de papéis que assumem. Percebeu-se que a cultura familiar é outro aspecto a ser valorizado no cuidado, que deve transpor o âmbito biológico e o saber técnico-científico. A prática educativa horizontalizada mediada pelo diálogo pode amenizar os sentimentos negativos experienciados pela mãe nesse contexto e promover o “empoderamento” materno para cuidar do filho no domicílio. Palavras-chaves: Mães. Recém-nascido. Enfermagem. Etnografia.

Abstract:
The risk babies care and family involvement in this context is the everyday reality of the nurse as educator potential that should develop educational activities with the mothers / family members, contributing to the strengthening the autonomy of these people, constituting aspects of clinical nursing care. A qualitative study with focused ethnographic approach, following the objectives: identify needs of risk babies mothers in relation to educational practices directed at child care, focusing on the perspective for teenage mothers; describe expectations and feelings of mothers living with their children in specialized units and their desire to approach the care like learning opportunity; understand educational practice with teenage mothers accompanying their children in specialized units, originated from children care needs that mothers lived in educational groups. Study based on principles of Liberating and Dialogical Pedagogy and with the presupposition that educational practice is an essential component for care to risk babies mothers accompanied specialized units. The research was carried out from April to October 2012 in two locations of a tertiary hospital from public Ceará State: neonatal unit and outpatient follow-up of premature infants. Began collecting information through participant observation and conducting nine group meetings in neonatal unit with mothers and caregivers of infants hospitalized with approximately 12 participants by group. To encourage dialogue, we used videos related to the themes raised by participants in the initial meetings. The information was supplemented with eight individual interviews with teenage mothers who had children in the Neonatal Unit and during that period were accompanying them in the outpatient follow-up of premature infants. The information collected was organized by thematic seized in vocabulary universe of these subjects as part of the encoding / decoding represented in words or terms that brought the meaning of the content expressed in dialogues with the mothers. Thus emerged five themes: Feelings experienced by mothers permeated by fear, insecurity and desire to care; Breastfeeding - professional knowledge and culture of mothers; Family, religiosity and group sharing: support for the risk baby mother; Linkage to son: meaning and well-being for the mother and baby; Desire and possibilities of mothering in experiences of the neonatal unit: need of educational practice nursing. It was noted that, besides the identification of mothers learning needs, we approach the sense expressed by every being, that experienced moments of fear, insecurity and desire to care for, lived with the conflict with the admission of the child and the multiplicity of roles they assume. It was noticed that the family culture is another aspect to be valued in care, which should transpose the biological and technical-scientific knowledge. The educational practice horizontalized mediated by the dialogue can mitigate the negative feelings experienced by the mother in this context and promote maternal “empowerment” for child care at home. Keywords: Mothers. Newborn. Nursing. Ethnography

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Magalhães, Simone da Silveira. Ações educativas junto as mães de bebes de risco: subsídios para o cuidado clínico do enfermeiro. 2012. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 14 de julho de 2025

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