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Repositório Institucional - UECE
Título:
A Ruptura do Ser Pela Humanidade do Homem: Etica, Metafisica e Humanismo em Emmanuel Levinas

Autor(es):
Passos, Filipe Caldas Oliveira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo mostrar que o conceito de Ética, segundo o 
pensamento filosófico de Emmanuel Lévinas, consiste em uma ruptura com o Ser. 
No decorrer de nossa exposição, mostraremos que o conceito de Ética segundo o 
referido autor coincide com a sua definição de humanismo, que se refere à relação 
de responsabilidade do Eu para com Outrem. Nessa relação, Outrem, único em sua 
alteridade, invoca ou interpela o Eu em sua unicidade, que consiste no fato de o Eu 
ser insubstituível em sua responsabilidade para com Outrem. A partir dessa relação 
é que se constitui a consciência humana e, por conseguinte, um sentido no Ser, 
pois, através dela, o Eu rompe com o seu conatus, com o perseverar no Ser, que há 
em todos os entes e que é sem sentido porque estes estão fadados à aniquilação. A 
invocação ou interpelação de Outrem, que, sendo único, é infinitamente Outrem e, 
desse modo, irredutível à condição de tema ou conteúdo da consciência, constitui a 
linguagem, que é primordialmente resposta e não transmissão de saber, como 
sustenta a Ontologia vigente nas correntes de pensamento que compõem o antihumanismo contemporâneo, que põe a relação entre Ser e pensar como primordial e 
não a relação entre Eu e Outrem. Com base nisso, mostraremos que, contra o antihumanismo contemporâneo, Lévinas defende a Ética ou humanismo como filosofia 
primeira, isto é, Metafísica, consistindo na ruptura do Ser pela humanidade do 
homem. 
Palavras-chave: Ética; humanismo; linguagem; Metafísica; Ontologia.

Abstract:
This research intends to show that the concept of Ethics, according with the 
philosophical thought of Emmanuel Lévinas, consists of a rupture with Being. Along 
our exposition, we will show that the concept of Ethics as understood by the author in 
focus is the same as his definition of humanism, concerning the responsible 
relationship between Oneself and the Other. In this relationship, the Other, unique in 
its alterity, addresses Oneself in its unicity, taking in consideration the fact that 
Oneself is irreplaceable in its responsibility to Other. From this relationship as the 
starting point, the human conscience is built and therefore, a meaning to Being, 
because through it Oneself breaks with its conatus, with the persistence of being, 
present in all beings and consisting in a nonsense due to the fact that all will perish. 
The invocation and interpellation made by Other, which, being unique, is infinitely 
Other, therefore impossible to be taken as theme or content to the conscience builds 
a language which is primarily answer and not transfer of knowledge, as sustained by 
the Ontology incorporated by the actual streams of thought which integrate 
contemporary anti-humanism, that puts the relationship between Being and thought 
like primordial and not the relationship between Oneself and Other. Based on this, 
we will show that, against the contemporary anti-humanism, Lévinas states Ethics or 
humanism as First Philosophy, this is Metaphysics, taking in account the rupture of 
Being by the humanity of man.
KEY WORDS: Ethics; humanism; language; Metaphysics; Ontology.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Passos, Filipe Caldas Oliveira. A Ruptura do Ser Pela Humanidade do Homem: Etica, Metafisica e Humanismo em Emmanuel Levinas. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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