Estetica em Lukacs: Reverberacoes da Arte no Campo da Informacao Humana
Autor(es):
Araujo, Adele Cristina Braga
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2013
Resumo:
Este trabalho tem como premissa compreender o estudo das relações entre a estética e o processo de formação humana, a partir da tradição concebida por Marx-Engels-Lenin, recuperada por Lukács, que reverbera o trabalho como ato-gênese do ser social. Enceta-se a pesquisa, no primeiro capítulo, intitulado: Gênese, evolução e contexto da Estética I de Lukács: uma síntese, a qual reconhece o pensamento estético lukacsiano como um contraponto às demais formas de pensar a estética e considera, ademais, um delineamento da trajetória de Lukács sobre suas elaborações no campo de reflexão artística. O segundo capítulo apresenta como título: Súmula da estrutura da Estética I: das condições humanas que se expressam na realidade cotidiana às objetivações superiores, e trata da cotidianidade como solo de rebatimento das atividades realizadas pelo homem em meio às categorias: antropomorfização e desantropomorfização; imanência e transcendência; homem inteiro e homem inteiramente, as quais comprovam que Lukács está tratando de outra estética, uma nova estética, uma vez que esta é articulada ao complexo histórico e social. Por fim, o terceiro capítulo, denominado: A arte e a capacidade de refletir: ―o aqui e agora‖ histórico traz elementos sobre a sociedade contemporânea e sua arte precária na conjuntura capitalista em crise profunda, o qual apresenta como se desenvolve a fragmentação dos sentidos humanos. O estudo caracteriza-se como bibliográfico- documental, tendo como base teórica a ontologia marxiano-lukacsiana e alguns de seus interpretes centrais. Este debate pretende, apoiado nas leituras e na análise da obra lukacsiana, sustentar ser a arte uma atividade espiritual superior que confirma a humanidade do homem. Em uma conjuntura de crise aguda do sistema capitalista, vivenciada nos dias atuais, assistimos, a reboque dessa crise, o complexo artístico se empobrecer fortemente. Apesar de reconhecer que apenas a superação radical da sociedade dividida em duas classes poderá levar o homem a desfrutar de um estado pleno do desenvolvimento dos sentidos estéticos e, consequentemente, do deleite artístico, a arte, mesmo que imersa em um cotidiano tão embrutecido, pode, através de sua reverberação, enriquecer o indivíduo, soerguendo-o a determinados aspectos que potencializam sua condição de partícipe do gênero humano. Nesse sentido, a pesquisa intenta, sumariamente, dar um passo em direção ao aclaramento da existência da Estética Marxista, recuperada e formulada, em grande medida, pelo esteta húngaro Georg Lukács. Palavras-chave: Estética; Arte; Formação Humana; Cotidiano; Crise Estrutural do Capital.
Abstract:
This work intends to understand the relationships between the study of aesthetics and the process of human formation, from the tradition conceived by Marx-Engels-Lenin, reclaimed by Lukács, reverberating work as act-genesis of social being. We Initiate the research, in the first chapter, entitled: Genesis, evolution and context of the Lukács‘ Aesthetic I: a synthesis, which recognizes the Lukács‘ aesthetic thought as a counterpoint to the other ways of thinking about aesthetics, and considers, moreover, a delineation of the trajectory of Lukács on their elaborations in the field of artistic reflection. The second chapter presents the headline: Summary of the structure of Aesthetics I: from human conditions that are expressed in everyday reality to superior objectivations, and deals with everyday life as ground of controverting the activities performed by man into the categories: anthropomorphization and desanthropomorphization; immanence and transcendence; whole man and man entirely, which show that Lukács is coping with another aesthetic, a new aesthetic, since this is hinged to the historical and social complex. Finally, the third chapter entitled: Art and the ability to reflect, historical "here and now" brings elements on the contemporary society and its precarious art onto the conjuncture of the deep capitalist crisis, which shows how it develops the fragmentation of the human senses. The study is characterized as bibliographic-documentary research, based on the theoretical Marxian-Lukacsian ontology and some of its central performers. This discussion aims, supported by readings and analysis of Lukacsian work, to sustain being arts a superior spiritual activity that confirms the humanity of man. In a situation of acute crisis of the capitalist system, as it is experienced nowadays, we watch as consequence of this crisis, the complex of art impoverish strongly. However, despite the recognition that only a radical overcoming of the society which is divided into two classes can lead man to enjoy a state of full development of the aesthetic senses and consequently, the artistic delight, art itself, even when it is immersed in such a brutalized routine, is able to, through its reverberation, enrich the individuals, raising them to certain aspects which approach them to the condition of human race participant. In this sense, the research attempts, briefly, to take a step toward clearing the existence of Marxist Aesthetics, largely recovered and formulated by Hungarian esthete Georg Lukács. Keywords: Aesthetics; Art; Human formation; Everyday; Structural Crisis of Capital.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Araujo, Adele Cristina Braga. Estetica em Lukacs: Reverberacoes da Arte no Campo da Informacao Humana. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024
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