Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Estetica em Lukacs: Reverberacoes da Arte no Campo da Informacao Humana

Autor(es):
Araujo, Adele Cristina Braga

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Este trabalho tem como premissa compreender o estudo das relações entre a estética e o processo de
formação humana, a partir da tradição concebida por Marx-Engels-Lenin, recuperada por Lukács, que
reverbera o trabalho como ato-gênese do ser social. Enceta-se a pesquisa, no primeiro capítulo,
intitulado: Gênese, evolução e contexto da Estética I de Lukács: uma síntese, a qual reconhece o
pensamento estético lukacsiano como um contraponto às demais formas de pensar a estética e
considera, ademais, um delineamento da trajetória de Lukács sobre suas elaborações no campo de
reflexão artística. O segundo capítulo apresenta como título: Súmula da estrutura da Estética I: das
condições humanas que se expressam na realidade cotidiana às objetivações superiores, e trata da
cotidianidade como solo de rebatimento das atividades realizadas pelo homem em meio às categorias:
antropomorfização e desantropomorfização; imanência e transcendência; homem inteiro e homem
inteiramente, as quais comprovam que Lukács está tratando de outra estética, uma nova estética, uma
vez que esta é articulada ao complexo histórico e social. Por fim, o terceiro capítulo, denominado: A
arte e a capacidade de refletir: ―o aqui e agora‖ histórico traz elementos sobre a sociedade
contemporânea e sua arte precária na conjuntura capitalista em crise profunda, o qual apresenta como
se desenvolve a fragmentação dos sentidos humanos. O estudo caracteriza-se como bibliográfico-
documental, tendo como base teórica a ontologia marxiano-lukacsiana e alguns de seus interpretes
centrais. Este debate pretende, apoiado nas leituras e na análise da obra lukacsiana, sustentar ser a arte
uma atividade espiritual superior que confirma a humanidade do homem. Em uma conjuntura de crise
aguda do sistema capitalista, vivenciada nos dias atuais, assistimos, a reboque dessa crise, o complexo
artístico se empobrecer fortemente. Apesar de reconhecer que apenas a superação radical da sociedade
dividida em duas classes poderá levar o homem a desfrutar de um estado pleno do desenvolvimento
dos sentidos estéticos e, consequentemente, do deleite artístico, a arte, mesmo que imersa em um
cotidiano tão embrutecido, pode, através de sua reverberação, enriquecer o indivíduo, soerguendo-o a
determinados aspectos que potencializam sua condição de partícipe do gênero humano. Nesse sentido,
a pesquisa intenta, sumariamente, dar um passo em direção ao aclaramento da existência da Estética
Marxista, recuperada e formulada, em grande medida, pelo esteta húngaro Georg Lukács.
Palavras-chave: Estética; Arte; Formação Humana; Cotidiano; Crise Estrutural do Capital.

 

 

 

 

 

Abstract:
This work intends to understand the relationships between the study of aesthetics and the process of
human formation, from the tradition conceived by Marx-Engels-Lenin, reclaimed by Lukács,
reverberating work as act-genesis of social being. We Initiate the research, in the first chapter, entitled:
Genesis, evolution and context of the Lukács‘ Aesthetic I: a synthesis, which recognizes the Lukács‘
aesthetic thought as a counterpoint to the other ways of thinking about aesthetics, and considers,
moreover, a delineation of the trajectory of Lukács on their elaborations in the field of artistic
reflection. The second chapter presents the headline: Summary of the structure of Aesthetics I: from
human conditions that are expressed in everyday reality to superior objectivations, and deals with
everyday life as ground of controverting the activities performed by man into the categories:
anthropomorphization and desanthropomorphization; immanence and transcendence; whole man and
man entirely, which show that Lukács is coping with another aesthetic, a new aesthetic, since this is
hinged to the historical and social complex. Finally, the third chapter entitled: Art and the ability to
reflect, historical "here and now" brings elements on the contemporary society and its precarious art
onto the conjuncture of the deep capitalist crisis, which shows how it develops the fragmentation of
the human senses. The study is characterized as bibliographic-documentary research, based on the
theoretical Marxian-Lukacsian ontology and some of its central performers. This discussion aims,
supported by readings and analysis of Lukacsian work, to sustain being arts a superior spiritual activity
that confirms the humanity of man. In a situation of acute crisis of the capitalist system, as it is
experienced nowadays, we watch as consequence of this crisis, the complex of art impoverish
strongly. However, despite the recognition that only a radical overcoming of the society which is
divided into two classes can lead man to enjoy a state of full development of the aesthetic senses and
consequently, the artistic delight, art itself, even when it is immersed in such a brutalized routine, is
able to, through its reverberation, enrich the individuals, raising them to certain aspects which
approach them to the condition of human race participant. In this sense, the research attempts, briefly,
to take a step toward clearing the existence of Marxist Aesthetics, largely recovered and formulated by
Hungarian esthete Georg Lukács.  
Keywords: Aesthetics; Art; Human formation; Everyday; Structural Crisis of Capital.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Araujo, Adele Cristina Braga. Estetica em Lukacs: Reverberacoes da Arte no Campo da Informacao Humana. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1