Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formacao Inicial e Continuada de Docentes: Saberes Profissionais de Professores Egressos do Curso De

Autor(es):
Teixeira, Maria Lucia Aguiar

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Este estudo discute sobre o processo de construção de saberes docentes, indagando a natureza destes a partir da interlocução com seus pares, em relação ao que influenciam para o uso adequado da informática em sala de aula. A ideia central é compreender sobre os saberes profissionais adquiridos no processo formativo pelos egressos do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA para a utilização dos recursos da informática no exercício da docência. Isso significa analisar as contribuições dos saberes produzidos na formação inicial e continuada quanto à utilização das Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) no exercício da docência dos egressos do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA. É uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando a estratégia do estudo de caso, focalizando a formação de professores pedagogos no espaço da Universidade. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Teve como sujeitos os professores de Didática do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), egressos do Curso de Pedagogia e Multiplicador do Núcleo Tecnológico Educacional (NTE). Os autores que sustentam o aporte teórico dessa pesquisa são Freire, Lévy, Fuller, Tardif, Gauthier, Pimenta, Valente, André e outros. Esses são alguns dos aspectos básicos que precisam ser considerados no processo de qualificação dos sujeitos e, em destaque, daqueles que são profissionais da educação, responsáveis pela retroalimentação do processo de mudanças. Em nossos achados constatamos que as TICs ainda não se encontram incorporadas à prática docente, fato que se agrava, ainda, em virtude da falta de manutenção dos equipamentos por parte do poder público. Apesar da ausência das TICs durante a formação inicial, os sujeitos demonstraram conhecimentos sobre a importância da utilização desse recurso tecnológico.
Palavras chave: Tecnologia; Ensinar; Ambiente de aprendizagem; Saberes

Abstract:
The present study discusses the process of building educational knowledge by investigating, through interlocution between colleagues, what influences educators to adequately incorporate Information Technology (IT) into the classroom. The main aim is to understand the development of professional knowledge acquired from the course offered by CESC/UEMA on the use of computer technology in education. In order to do this, an analysis is made of the contributions put forth by the professional knowledge acquired at the beginning and throughout the course towards the use of Information Technology. Using a qualitative method, this research adopted a case study design. All data was collected through questionnaires and semi-structured interviews. Critically, the subjects used were professors of Education from the “Graduate Level Centre of Studies in Caxias” (CESC) of the State University of Maranhão (UEMA) and graduates and current professors from the Educational IT Centre (NTE). The theoretical background of this piece stems from work by Freire, Levy, Fuller, Tardif, Gauthier, Pimenta, Valente, Andre and others. These are some of the basic aspects that must be considered in the process of qualifying individuals, particularly those engaged in educational roles, responsible for the feedback in the process of change. Our findings revealed that IT is not yet fully incorporated into educational practice, and this was further aggravated by the lack of technological support provided by the public sector. Despite the absence of IT in the classroom, subjects demonstrated significant understanding of the relevance and importance of the use of computing technologies.
Key words: Technology; Teaching; Learning environment; Knowledge.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Teixeira, Maria Lucia Aguiar. Formacao Inicial e Continuada de Docentes: Saberes Profissionais de Professores Egressos do Curso De. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1