A Influencia da Praticipacao em Atividades Educacionais de Formacao em Empreendedorismo no Perfil Em
Autor(es):
Rocha, Estevao Lima de Carvalho
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2012
Resumo:
O Empreendedorismo é um fenômeno socioeconômico que tem sido valorizado por sua influência no crescimento e desenvolvimento de economias regionais e nacionais. O principal agente promotor desse fenômeno é o empreendedor, sujeito dotado de múltiplas características que atua de uma forma dinâmica e voltada para colher resultados, frutos de seus esforços pessoais. A inserção e a busca de sujeitos empreendedores em diversas sociedades tem sido perceptível em programas e políticas públicas, econômicas e educacionais. A educação empreendedora é destacada como uma das formas mais eficientes de se divulgar a cultura e formar novos empreendedores. Nessa perspectiva, o ensino do Empreendedorismo destaca-se como um recurso utilizado para a formação de novos empreendedores. A dificuldade de se avaliar a eficiência da aprendizagem pode causar certas desorientações pedagógicas no processo educacional. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar, por meio de técnicas multivariadas, um instrumento que tem como função mensurar a aprendizagem do ensino de Empreendedorismo, verificando a alteração do perfil empreendedor entre participantes e não participantes do processo de formação empreendedora. A pesquisa foi realizada entre estudantes universitários do curso de Administração de Empresas, na cidade de Fortaleza (CE). Os resultados evidenciaram que os estudantes que participaram de atividades educacionais de formação em Empreendedorismo apresentaram crescimento nos níveis das características empreendedoras inerentes ao perfil empreendedor. O estudo mostrou que é possível maior integração entre a proposta da formação do perfil do novo bacharel em Administração com a proposta de formação do perfil empreendedor. Ao final do trabalho, são sugeridas futuras pesquisas que tendem a complementar os estudos realizados até aqui. Palavras-chave: Empreendedorismo. Formação empreendedora. Perfil empreendedor
Abstract:
Entrepreneurship is a phenomenon that socioeconomic status has been valued for its influence on the growth and development of regional and national economies. The main promoter of such a phenomenon is the entrepreneur, a subject endowed with multiple features that operates in a dynamic way and driven towards harvesting results, the fruits of his personal efforts.The insertion and the search for entrepreneur individuals in different societies have been noticeable in programs and in economic and educational policies. The entrepreneurial education is highlighted as one of the most efficient ways to disseminate the culture and train new entrepreneurs. From this perspective, Entrepreneurship education stands out as a feature used for training new entrepreneurs. The difficulty of assessing the efficiency of learning may cause some disorientation while teaching in the educational process. The objective of this study was to analyze, by means of multivariate techniques, an instrument that aims to measure the learning of teaching Entrepreneurship, by checking the changes in the profile of the entrepreneur amidst participants and non-participants in the process of entrepreneurial training. The survey was conducted among undergraduate college students in Business Administration in the city of Fortaleza (CE). The results evidenced that students who had participated in educational activities training in Entrepreneurship grew in levels of entrepreneurial characteristics included in the entrepreneurial profile. The study has also shown that it is possible to get a closer proximity between the intended formation of the profile of the recently graduated bachelors in Administration and the intended formation of the entrepreneurial profile. At the end of the study, it is suggested that future research findings may lead to complement the studies carried on so far. Key words: Entrepreneurship. Entrepreneurial education. Entrepreneurial profile.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Rocha, Estevao Lima de Carvalho. A Influencia da Praticipacao em Atividades Educacionais de Formacao em Empreendedorismo no Perfil Em. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1