Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Influencia da Praticipacao em Atividades Educacionais de Formacao em Empreendedorismo no Perfil Em

Autor(es):
Rocha, Estevao Lima de Carvalho

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
O Empreendedorismo é um fenômeno socioeconômico que tem sido valorizado por sua
influência no crescimento e desenvolvimento de economias regionais e nacionais. O principal
agente promotor desse fenômeno é o empreendedor, sujeito dotado de múltiplas
características que atua de uma forma dinâmica e voltada para colher resultados, frutos de
seus esforços pessoais. A inserção e a busca de sujeitos empreendedores em diversas
sociedades tem sido perceptível em programas e políticas públicas, econômicas e
educacionais. A educação empreendedora é destacada como uma das formas mais eficientes
de se divulgar a cultura e formar novos empreendedores. Nessa perspectiva, o ensino do
Empreendedorismo destaca-se como um recurso utilizado para a formação de novos
empreendedores. A dificuldade de se avaliar a eficiência da aprendizagem pode causar certas
desorientações pedagógicas no processo educacional. Assim, o objetivo desse estudo foi
analisar, por meio de técnicas multivariadas, um instrumento que tem como função mensurar
a aprendizagem do ensino de Empreendedorismo, verificando a alteração do perfil
empreendedor entre participantes e não participantes do processo de formação
empreendedora. A pesquisa foi realizada entre estudantes universitários do curso de
Administração de Empresas, na cidade de Fortaleza (CE). Os resultados evidenciaram que os
estudantes que participaram de atividades educacionais de formação em Empreendedorismo
apresentaram crescimento nos níveis das características empreendedoras inerentes ao perfil
empreendedor. O estudo mostrou que é possível maior integração entre a proposta da
formação do perfil do novo bacharel em Administração com a proposta de formação do perfil
empreendedor. Ao final do trabalho, são sugeridas futuras pesquisas que tendem a
complementar os estudos realizados até aqui.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Formação empreendedora. Perfil empreendedor

 

Abstract:
Entrepreneurship is a phenomenon that socioeconomic status has been valued for its influence
on the growth and development of regional and national economies. The main promoter of  
such a phenomenon is the entrepreneur, a subject endowed with multiple features that
operates   in a dynamic way and driven towards harvesting results, the fruits of his personal
efforts.The insertion and the search for entrepreneur individuals in different societies have
been noticeable in programs and in economic and educational policies. The entrepreneurial
education is highlighted as one of the most efficient ways to disseminate the culture and train
new entrepreneurs. From this perspective, Entrepreneurship education stands out as a feature
used for training new entrepreneurs. The difficulty of assessing the efficiency of learning may
cause some disorientation while teaching in the educational process. The objective of this
study was to analyze, by means of multivariate techniques, an instrument that aims to measure
the learning of teaching Entrepreneurship, by checking the changes in the profile of the
entrepreneur amidst participants and non-participants in the process of entrepreneurial
training. The survey was conducted among undergraduate college students in Business
Administration in the city of Fortaleza (CE). The results evidenced that students who had
participated in educational activities training in Entrepreneurship grew in levels of
entrepreneurial characteristics included in the entrepreneurial profile. The study has also
shown that it is possible to get a closer proximity between the intended formation of the
profile of the recently graduated  bachelors  in  Administration and the intended formation of
the entrepreneurial profile. At the end of the study, it is suggested that future research findings
may lead  to complement the studies carried on so far.
Key words: Entrepreneurship. Entrepreneurial education. Entrepreneurial profile.  

 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Rocha, Estevao Lima de Carvalho. A Influencia da Praticipacao em Atividades Educacionais de Formacao em Empreendedorismo no Perfil Em. 2012. 99 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1