Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O Trabalho do Coodernador Pedagogico na Escola em Tempos de Mudanca

Autor(es):
Gois, Maria Gorete de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2012

Resumo:
 Esta dissertação complementa um ciclo da pesquisa guarda-chuva intitulada
“Trabalho docente: articulando a formação contínua e o desenvolvimento profissional
de professores e coordenadores da rede pública de ensino”. Teve como objetivo
compreender a atividade do coordenador pedagógico diante dos dilemas e
perspectivas dos tempos de mudanças nas escolas da rede municipal de ensino
fundamental do município de Lavras da Mangabeira – Ceará, no contexto do grupo
gestor. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa de investigação, com a
utilização do Grupo Focal, como mecanismo de coleta de dados, em seis encontros,
denominados sessões de conversa, que contaram com estratégias facilitadoras do
diálogo, tais como filmes, músicas, atividades rítmicas, etc. A análise descritiva das
sessões, que consistiu em um processo de reconstrução dos discursos individuais
na direção do discurso coletivo, serviu de síntese do pensamento ou representação
do grupo sobre os temas em debate. A fundamentação contou com os estudos de
Lima (2001, 2002, 2004, 2008 e 2009) e Alarcão (2001 e 2003); Esteve (1995);
Formosinho (2002), entre outros. Sobre trabalho e formação do coordenador
pedagógico fundamentou-se em: Fusari (1988, 1989, 1990, 1993 e 2000); Almeida e
Placco ( 2000, 2001, 2006 e 2009) e Lima (2010). No tocante à metodologia
qualitativa e Grupo Focal, a pesquisa recorreu a Minayo (1996); Carey (1994); Gatti (
2005); Debus (1997); Morgan (1993 e 1997); Lervolino e Pelicone (2001).
Considerou-se ainda a produção atual sobre o tema, constante nas teses e
dissertações do período de 2007 a 2010, do banco de teses e dissertações da
CAPES. O estudo apontou para desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico,
diante dos sinais de uma pedagogia de resultados, existente nas escolas, somando-
se às contradições presentes na rotina e nas relações com os órgãos normativos e
executivos. Tal realidade sugere a necessidade de formação contínua para estes
profissionais. Muitas vezes o trabalho pedagógico é prejudicado pela burocracia e
por fatores externos e internos ao contexto escolar. Sobretudo a falta de tempo para
a efetivação de atividades pedagógicas junto aos professores em relação ao
planejamento, à avaliação e às tentativas de práticas coletivas. Mesmo nas
contradições entre o que desejam realizar e as reais possibilidades que o cotidiano
oferece aos coordenadores, eles acreditam que o diálogo é o caminho mais viável
para superação dos conflitos existentes na escola. O desafio de intervir nas
questões de organização escolar e na relação professor /aluno passa pelos
problemas de ordem disciplinar, quase sempre acirrado pela presença de
professores temporários na instituição. Este estudo se coloca no horizonte da
possibilidade de contribuir para a busca de autonomia, de liderança e das condições
de trabalho do coordenador pedagógico, que precisa de espaços coletivos para
desenvolver seu trabalho e contribuir para uma escola pública e de qualidade.

 

Palavras- chave:  Coordenador pedagógico, formação, trabalho coletivo e diálogo.

 

 

Abstract:
This work is included in the major research which named Teaching Work: articulating
the training and professional development of teachers and coordinators of the public
school. That objective is understand the activity of  Pedagogical Coordinator, on the
dilemmas and perspectives of changing times in the municipal school in of Lavras ad
Mangabeira city - Ceará, by the context of the manager group . We use
the quality research approach, using focal group as a mechanism for data
collection in six meetings, known as chat sessions, which
involved facilitating dialogue strategies, such as movies, music, rhythmic
activities, etc. The descriptive analysis of the sessions, which consisted of a
rebuilding of individual discourses by collective discourse, served as a synthesis of
thought or representation of the group on the topics under discussion. The theory is
based on Lima (2001, 2002, 2004, 2008, 2009) and Alarcão (2001 e 2003); Esteve
(1995); Formosinho (2002). About work and coordinator pedagogical training; Fusari
(1988, 1989a, 1990 a,1993,1988 and 2000); Almeida and Placco ( 2000, 2001, 2006
and 2009); Lima 2010. In terms of quality methodology and Focal Group,
the research
drewon Minayo(1996), Carey (1994), Gatti (2005), Debus (1997), Morgan (1993, 199
7);Lervolino and Pelicone (2001).We look for to current produce bibliographic on the
theme, usually in the theses and dissertations for the period 2007 to 2010 In CAPES´
database. The study pointed to the challenges faced by
the Pedagogical Coordinator, given the signs of Pedagogy of results, practiced in
those schools. However, it is verified contradictions in routine and in relations with
the legislative and executive organs, which suggests the need for training for
these professional. The educational work is often hampered by bureaucracy and by
external and internal elements in the school context, like lack of time for the
realization of educational activities to planning with teachers, as assessment and
attempts at collective practices. Even in the contradictions between what we want to
do and the real possibilities that daily life offers engineers. We believe that dialogue
is the most viable way to overcome the conflicts in the school. The challenge to
intervene in matters of school organization and teacher / student relationship is
associated with disciplinary problems, often caused by the presence of temporary
teachers in the institution. This study intends to contribute to the search for
autonomy, leadership and working conditions of the Coordinator pedagogical, that
need collective spaces to develop their work and contribute to a public school quality.

 

Keywords: Pedagogical coordinator, collective work and dialogue.

 

 

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Gois, Maria Gorete de. O Trabalho do Coodernador Pedagogico na Escola em Tempos de Mudanca. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1