O Trabalho do Coodernador Pedagogico na Escola em Tempos de Mudanca
Autor(es):
Gois, Maria Gorete de
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2012
Resumo:
Esta dissertação complementa um ciclo da pesquisa guarda-chuva intitulada “Trabalho docente: articulando a formação contínua e o desenvolvimento profissional de professores e coordenadores da rede pública de ensino”. Teve como objetivo compreender a atividade do coordenador pedagógico diante dos dilemas e perspectivas dos tempos de mudanças nas escolas da rede municipal de ensino fundamental do município de Lavras da Mangabeira – Ceará, no contexto do grupo gestor. Para tanto, adotou-se a abordagem qualitativa de investigação, com a utilização do Grupo Focal, como mecanismo de coleta de dados, em seis encontros, denominados sessões de conversa, que contaram com estratégias facilitadoras do diálogo, tais como filmes, músicas, atividades rítmicas, etc. A análise descritiva das sessões, que consistiu em um processo de reconstrução dos discursos individuais na direção do discurso coletivo, serviu de síntese do pensamento ou representação do grupo sobre os temas em debate. A fundamentação contou com os estudos de Lima (2001, 2002, 2004, 2008 e 2009) e Alarcão (2001 e 2003); Esteve (1995); Formosinho (2002), entre outros. Sobre trabalho e formação do coordenador pedagógico fundamentou-se em: Fusari (1988, 1989, 1990, 1993 e 2000); Almeida e Placco ( 2000, 2001, 2006 e 2009) e Lima (2010). No tocante à metodologia qualitativa e Grupo Focal, a pesquisa recorreu a Minayo (1996); Carey (1994); Gatti ( 2005); Debus (1997); Morgan (1993 e 1997); Lervolino e Pelicone (2001). Considerou-se ainda a produção atual sobre o tema, constante nas teses e dissertações do período de 2007 a 2010, do banco de teses e dissertações da CAPES. O estudo apontou para desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico, diante dos sinais de uma pedagogia de resultados, existente nas escolas, somando- se às contradições presentes na rotina e nas relações com os órgãos normativos e executivos. Tal realidade sugere a necessidade de formação contínua para estes profissionais. Muitas vezes o trabalho pedagógico é prejudicado pela burocracia e por fatores externos e internos ao contexto escolar. Sobretudo a falta de tempo para a efetivação de atividades pedagógicas junto aos professores em relação ao planejamento, à avaliação e às tentativas de práticas coletivas. Mesmo nas contradições entre o que desejam realizar e as reais possibilidades que o cotidiano oferece aos coordenadores, eles acreditam que o diálogo é o caminho mais viável para superação dos conflitos existentes na escola. O desafio de intervir nas questões de organização escolar e na relação professor /aluno passa pelos problemas de ordem disciplinar, quase sempre acirrado pela presença de professores temporários na instituição. Este estudo se coloca no horizonte da possibilidade de contribuir para a busca de autonomia, de liderança e das condições de trabalho do coordenador pedagógico, que precisa de espaços coletivos para desenvolver seu trabalho e contribuir para uma escola pública e de qualidade.
Palavras- chave: Coordenador pedagógico, formação, trabalho coletivo e diálogo.
Abstract:
This work is included in the major research which named Teaching Work: articulating the training and professional development of teachers and coordinators of the public school. That objective is understand the activity of Pedagogical Coordinator, on the dilemmas and perspectives of changing times in the municipal school in of Lavras ad Mangabeira city - Ceará, by the context of the manager group . We use the quality research approach, using focal group as a mechanism for data collection in six meetings, known as chat sessions, which involved facilitating dialogue strategies, such as movies, music, rhythmic activities, etc. The descriptive analysis of the sessions, which consisted of a rebuilding of individual discourses by collective discourse, served as a synthesis of thought or representation of the group on the topics under discussion. The theory is based on Lima (2001, 2002, 2004, 2008, 2009) and Alarcão (2001 e 2003); Esteve (1995); Formosinho (2002). About work and coordinator pedagogical training; Fusari (1988, 1989a, 1990 a,1993,1988 and 2000); Almeida and Placco ( 2000, 2001, 2006 and 2009); Lima 2010. In terms of quality methodology and Focal Group, the research drewon Minayo(1996), Carey (1994), Gatti (2005), Debus (1997), Morgan (1993, 199 7);Lervolino and Pelicone (2001).We look for to current produce bibliographic on the theme, usually in the theses and dissertations for the period 2007 to 2010 In CAPES´ database. The study pointed to the challenges faced by the Pedagogical Coordinator, given the signs of Pedagogy of results, practiced in those schools. However, it is verified contradictions in routine and in relations with the legislative and executive organs, which suggests the need for training for these professional. The educational work is often hampered by bureaucracy and by external and internal elements in the school context, like lack of time for the realization of educational activities to planning with teachers, as assessment and attempts at collective practices. Even in the contradictions between what we want to do and the real possibilities that daily life offers engineers. We believe that dialogue is the most viable way to overcome the conflicts in the school. The challenge to intervene in matters of school organization and teacher / student relationship is associated with disciplinary problems, often caused by the presence of temporary teachers in the institution. This study intends to contribute to the search for autonomy, leadership and working conditions of the Coordinator pedagogical, that need collective spaces to develop their work and contribute to a public school quality.
Keywords: Pedagogical coordinator, collective work and dialogue.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Gois, Maria Gorete de. O Trabalho do Coodernador Pedagogico na Escola em Tempos de Mudanca. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2012) - Universidade Estadual do Ceará, , 2012. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1